Quando usar hífen com recém?

Como usar o prefixo recém?

O advérbio recém faz referência a algo recente, que ainda agora aconteceu, recentemente. O termo recém também é bastante usado como prefixo, ligado a um particípio com um hífen, como em recém-nascido, recém-casado, etc. Exemplos de uso como advérbio iosolado na frase: – Eu recém lavei o carro e começou a chover.
Em cache

Porque recém-nascido tem hífen?

A forma correta é recém-nascido, com hífen. O uso do hífen é obrigatório em palavras compostas iniciadas pelo elemento recém. Esta palavra não sofreu qualquer alteração com o Acordo Ortográfico.

Como se escreve Recém-aprovado?

Recém sempre se escreve com hífen: recém-casados, recém-nascido, recém-eleito, recém-aprovada.

Quais palavras não tem mais hífen?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.
Em cache

Quais palavras continuam com hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Quais prefixos exigem hífen?

Os prefixos AUTO, CONTRA, EXTRA, INFRA, INTRA, NEO, PROTO, PSEUDO, SEMI, SUPRA, ULTRA, ANTE, ANTI, ARQUI e SOBRE passaram a exigir hífen diante de palavras iniciadas pela consoante H ou por vogal idêntica à do prefixo.

Como se escreve a palavra Recém-chegada?

Significado de Recém-chegado

substantivo masculino Algo ou alguém que chegou há pouco tempo; recém-vindo: os recém-chegados foram recebidos no aeroporto. adjetivo Que chegou recentemente: jogador recém-chegado ao clube. Diz-se daquilo que é novo, recente, atualizado; novidade: coleção recém-chegada.

O que quer dizer a expressão recém?

De maneira recente; que ocorreu pouco antes; recentemente.

Como escrever Recém-criado?

recém-criado (adjetivo) –

Qual a nova regra do hífen?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- …

Quais palavras tiraram o hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.

Qual dessas palavras não deveria ser escrita com hífen?

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento da palavra composta: autoestrada, extraoficial etc. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com “r” ou “s”, dobramos o “r” ou “s”: suprarrenal, semisselvagem etc.

Por que girassol não tem hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Como escrever a recém?

O mesmo que: avaliem, pesquisem, comparem. Pesquisar o preço de algo, antes de o comprar:… arredam Arredam vem do verbo arredar. O mesmo que: repelem, abduzem, afastam, desviam, apartam, removem.

Como se escreve Recém-contratado?

recém-contratado (adjetivo) –

Como escrever recém-nascido no plural?

recém-nascido – adjetivo

Masculino Feminino
Singular recémnascido recémnascida
Plural recémnascidos recém-nascidas

O que é um recém criado?

Que se criou pouco antes, recentemente. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : recém-criados . ETIMOLOGIA voc comp.

O que perdeu o hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.