Quem é o autor do texto O Cortiço?

O que trata a obra O Cortiço?

A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.
Em cacheSemelhantes

Qual mensagem o livro O Cortiço passa?

Partidário do pessimismo e influenciado por teorias deterministas, Azevedo submete seus personagens ao poder do sexo e do dinheiro. A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.

Qual é o tipo de narrador da obra O Cortiço?

A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimento de tudo), como propunha o movimento naturalista.

Porque Aluísio Azevedo escreveu O Cortiço?

O desejo do autor é provar a presença do preconceito racial na sociedade brasileira, em suas famílias e instituições, o que o faz, principalmente, por meio de descrições quase sempre grotescas.
Em cache

Qual a conclusão do livro O Cortiço?

Jerônimo se envolve com Rita e acaba destruindo o seu casamento. Piedade, após ser abandonada, sucumbe ao alcoolismo. Quando se descobre o caso entre os dois, Firmo desafia o rival para uma luta e acaba sendo assassinado.

Onde se passa a história do livro O Cortiço?

O cortiço, de Aluísio Azevedo. O cortiço é um livro naturalista do autor brasileiro Aluísio Azevedo. Conta a história dos moradores do cortiço de São Romão, no Rio de Janeiro do século XIX.

Qual é o tema principal do cortiço?

“O Cortiço” é um romance escrito por Aluísio Azevedo que tem como cenário e personagem principal uma habitação coletiva de pessoas pobres. O autor conta sobre a rotina e as relações dos personagens que nela vivem, explicando seus comportamentos a partir das influências do meio-ambiente, da raça e do contexto histórico.

Quem é o personagem principal do livro O Cortiço?

Os principais são: João Romão: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.

Quem é o protagonista do livro O Cortiço?

Os principais são: João Romão: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.

Qual é o clímax do livro O Cortiço?

Clímax O clímax da história é marcado pela briga entre Piedade e Rita Baiana. Quando as duas brigam violentamente por causa de Jerônimo, marido de Piedadeque está apaixonado por Rita, esta briga envolve todo o cortiço e a disputaentre brasileiros e portugueses fica evidente.

Qual o contexto histórico da obra O Cortiço?

Contexto histórico de O Cortiço

Após a Guerra do Paraguai, em 1870, a monarquia brasileira estava em decadência e ideias republicanas impulsionadas pelo Movimento Positivista, da Europa, começaram a circular mais fortemente pelo País.

Porque O Cortiço é o personagem principal?

O personagem principal da história é o cortiço, porque nele as ações acontecem de forma tão dinâmicas que o espaço ganha vida, como se fosse uma pessoa.

O que acontece no final do cortiço?

O trágico fim do romance

Com tamanha prosperidade na venda, no cortiço e na pedreira de João Romão, Miranda volta sua atenção para o antigo rival. Os dois encontram meio-termo e uma oportunidade única se mostra para o ambicioso comerciante João. Ele pede a mão de Zulmira, filha de Miranda, em casamento.

Quais são os personagens principais do cortiço?

O Cortiço: principais personagens

  • João Romão: português ambicioso, é dono de uma venda, do cortiço e da pedreira. …
  • Miranda: comerciante que mora no sobrado ao lado do cortiço. …
  • Jerônimo: português trabalhador, torna-se gerente da pedreira de João Romão.
  • Bertoleza: escrava que se pensa ser alforriada.

O que acontece no final do livro O Cortiço?

A mulher, que por anos fez de tudo por João Romão, precisa ser descartada. O português, incapaz de despachar Bertoleza por si só, denuncia para o antigo dono a escrava fugida. A história se encerra com João Romão, acompanhado do filho do escravagista e alguns policiais, indo em busca da fugitiva em sua própria cozinha.

Quem incendiou o cortiço?

A Bruxa, por influência sugestiva da loucura de Marciana, piorou do juízo e tentou incendiar o cortiço. Enquanto os companheiros o defendiam a unhas e dentes, ela, com todo o disfarce, carregava palha e sarrafos para o número 12 e preparava uma fogueira.

Por que a Bruxa incendiou O Cortiço?

A Bruxa, por influência sugestiva da loucura de Marciana, piorou do juízo e tentou incendiar o cortiço. Enquanto os companheiros o defendiam a unhas e dentes, ela, com todo o disfarce, carregava palha e sarrafos para o número 12 e preparava uma fogueira.

Quem é a Bruxa o cortiço?

– Paula (a Bruxa): cabocla velha que exercia função de curandeira. Põe fogo no cortiço duas vezes após enlouquecer, morrendo na segunda tentativa.