Quando usar vírgula antes de ou?

Porque antes ou depois da vírgula?

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Como saber onde colocar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: …
  2. 2- Separar orações intercaladas. …
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas. …
  4. 4 – Separar expressões explicativas. …
  5. 5 – Separar conjunções. …
  6. 6 – Isolar o vocativo. …
  7. 7 – Isolar o aposto. …
  8. 8 – Isolar datas.

Em cache

Quando não usar vírgula antes do que?

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Tem vírgula depois de em breve?

O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.

Tem vírgula antes de por favor?

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

Tem vírgula antes de por exemplo?

A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso…): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.

Tem vírgula depois de tempo?

É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).

Tem vírgula depois de data?

Datas e endereços costumam exigir o uso de vírgula. Na caso das datas, a vírgula é colocada após o substantivo que indica o local. Confira o exemplo: Brasil, 10 de março de 1999.

Tem vírgula antes de Infelizmente?

Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti. Felizmente não houve feridos no acidente.

Tem vírgula depois do por gentileza?

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

Tem vírgula depois de ontem?

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) – O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

Tem vírgula depois de enfim?

OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Como não errar a vírgula?

Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais

  1. 1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. …
  2. 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). …
  3. 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Tem vírgula depois de oi?

Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório. O professor Erick Anderson explica a forma correta da utilização da vírgula. O vocativo é um chamamento, um apelo ou uma invocação.

Tem vírgula entre parabéns fulano?

Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido! É importante atentar para a colocação apropriada do vocativo, porquanto o termo é utilizado nas comunicações oficiais, e-mails institucionais e até mesmo nas peças jurídicas.

Como não errar na hora de colocar a vírgula?

  1. Dica 1: Vírgula entre Sujeito e Verbo. …
  2. Dica 2: Antes de “como” abrindo uma enumeração, explicação ou exemplificação, equivalendo a “por exemplo” …
  3. Dica 3: Para separar orações subordinadas adverbiais. …
  4. Dica 4: Vírgula em adjuntos adverbiais com 3 ou mais palavras em início de frase.

Pode usar vírgula depois de bom dia?

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!