Quando usar Ponto vírgula exemplo?

Quando devo usar vírgula e ponto final?

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

Como saber onde colocar a vírgula?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando usar a vírgula antes do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Quando não usar vírgula antes do que?

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Tem vírgula antes de por quê?

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula.

Como usar a vírgula antes ou depois do e?

Vírgula antes e depois do e

A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase.

Tem vírgula depois de por isso?

3ª. – A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Tem vírgula depois de porquê?

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque.

Tem vírgula antes de por exemplo?

A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso…): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.

Tem vírgula depois de pois?

A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito. Estou indo para casa, pois já estou cansada de esperar.

Tem vírgula antes de até?

Ainda no caso acima, deve ter vírgula antes de "até" ficando "desde…, até…."? "O jornal divulga a relação de problemas que o crescimento de alunos está provocando, desde… até…". A função sintáctica de problemas é complemento nominal de relação.

Tem vírgula antes de por causa?

Quando a expressão introduzir CAUSA, não deverá vir antecedida de vírgula; quando, porém, iniciar uma explicação, então se justificará uma vírgula antes dela. (24) O aluno está cansado porque estudou muito. (POR- QUE CAUSAL) (25)O aluno deve estar doente, porque não veio à aula hoje.

Como usar o exemplo?

Como Usar "Por Exemplo" em uma Frase

  1. Comece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira.
  2. Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista.
  3. Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura.
  4. Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.
  5. Omita a vírgula entre parênteses.

Vai vírgula antes de porquê?

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Como não errar na hora de colocar a vírgula?

Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais

  1. 1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. …
  2. 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). …
  3. 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Tem vírgula depois do porquê?

11. Pois e porque. As orações que são introduzidas pelas conjunções pois e porque, independente de sua classificação, não precisam ser precedidas de vírgula quando aparecem depois da oração principal.