Quando usar junto à?

Quando se usa junto à?

A expressão junto a significa ao lado de, junto de. É muito comum, no entanto, o uso inadequado da expressão nos sentidos de entrar com pedido junto ao STF, protocolar requerimento junto à secretaria, contratar empréstimo junto ao banco. Fique atento e use a preposição que o verbo exigir.

É correto dizer junto à?

"Junto a" significa "perto de", "ao lado de". Só tem sentido físico. Não utilize na acepção de "com", "a", "de", "em" e "entre". Use a preposição que o verbo exigir.
Em cache

O que usar no lugar de junto à?

As locuções “junto a, junto de” são sinônimas e significam "perto de", "ao lado de". Não cabem na frase acima. Prefira: “solicite à secretaria segunda via dos documentos”. Para você lembrar, não desconte cheques junto ao banco e sim com o banco.
Em cache

Como usar a palavra juntamente?

Diferentemente do termo junto, que deve ser acompanhado pela preposição “a”, o advérbio juntamente deve ser utilizado sem preposição alguma. A palavra é sinônima de simultaneamente, em companhia, ao mesmo tempo.
Em cache

Por que não se usa crase?

Hoje, falaremos sobre os casos em que não se usa a crase justamente porque não ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a(s”). Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo.

Como se escreve junto a você?

Junto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Conforme o termo que vier a seguir, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Ele vive junto a mim. Ele vive junto a você.

Quando se pode usar a crase?

Regras de quando usar crase

  1. antes de palavras femininas;
  2. quando acompanham verbos que indicam destino (ir, voltar, vir);
  3. nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas;
  4. antes dos pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele;
  5. antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida;

Estou à disposição tem crase ou não?

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Vão junto ou vão juntos?

Como adjetivo, “junto” pode significar unido, disposto de modo contíguo, em companhia de. E, exercendo a função de adjetivo, concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere. Assim, de acordo com norma, o plural seria a melhor forma para a frase acima: Os irmãos viajavam juntos.

O que substitui a palavra juntamente?

1 com, em companhia de, junto com, na companhia de, acompanhado por.

Qual o feminino de juntos?

jun·to

Masculino Feminino
Singular junto junta
Plural juntos juntas

Onde devo usar a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quais são os casos especiais de uso da crase?

Há, porém, alguns casos especiais, que se referem à ocorrência de crase diante das palavras CASA, HORA, DISTÂNCIA e TERRA. Nessas situações deveremos observar se os termos em questão aparecem ou não acompanhados de determinantes.

Sou grato a tem crase?

A construção agradecemos à, com acento grave indicador de crase, está correta quando o agradecimento é feito a alguém e não a alguma coisa. Quando se agradece a alguém, o verbo agradecer é transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a.

Sou muito grata a você tem crase?

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.

Foi a aula ou foi a aula?

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Quais são os usos mais comuns da crase?

Veja abaixo mais algumas locuções onde a crase é aplicada.

  • Indicam tempo: "às vezes", "à noite", "à tarde".
  • Indicam lugar: "à frente de", "à beira de", "à exceção de".
  • Indicam modo: "à proporção que", "à medida que".

Estou a caminho com crase?

Nas locuções adverbiais masculinas, como: a pé, a cavalo, a caminho, a capricho, a caráter, a frio, a gás, a gosto, a lápis, a meio mastro, a nado, a óleo, a postos, a prazo, a sangue-frio, a sério, a tiracolo, a vapor etc., não se acentua o a, que é uma simples preposição.