Quando usar hífen exemplos?

Quais as regras do hífen?

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
Em cache

Como colocar o hífen nas palavras?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Em cacheSemelhantes

Quando separar palavras com hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal. Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.

Quando usar hífen novo acordo?

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- …

Quais palavras não tem mais hífen?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Que palavra deve apresentar hífen em sua escrita?

1) Emprega-se o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representado por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal.

Como se escreve dia a dia tem hífen?

A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

Por que manda chuva perdeu o hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Porque BOM dia tem hífen?

Mais uma vez: com determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são substantivos e usam hífen. Meras saudações, sem o determinante, são mensagens destituídas de hífen, uma vez que a leitura é literal.

Faz de conta é com hífen?

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.

Porque bem aventurado tem hífen?

A essência continua como antes. "Bem" se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

Por que Beija-flor tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

É errado dizer bom dia à tarde?

Portanto, a expressão "bom dia" deve ser utilizada do nascer ao pôr-do-sol, enquanto "boa noite" do pôr-do-sol ao nascer do sol. Pode-se utilizar também "boa tarde" do meio-dia até o pôr-do-sol. Depois da meia-noite continua sendo "boa noite" já que não existe "boa madrugada".

Quando usar boa noite com hífen?

“Fulano é tão mal-educado que nunca me disse um bom-dia, um boa-tarde ou um boa-noite!” Mais uma vez: com determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são substantivos e usam hífen.

Porque guarda-chuva tem hífen?

Para acabar de vez com esse questionamento, o GUIA DO ESTUDANTE responde: “guarda-chuva” se escreve assim, com hífen! Explicamos o porquê. Guarda-chuva é uma palavra composta por justaposição, ou seja, pela junção de duas ou mais palavras sem que ocorra variação sonora ou ortográfica.

Porque pão-duro tem hífen?

Palavras compostas sem elementos de ligação

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

Quando usar hífen com mal?

Palavras compostas iniciadas com "mal" têm hífen antes de vogal e das consoantes H e L. Ex: Mal-agradecido, mal-estar, mal-intencionado, mal-humorado, mal-lavado. Nos demais casos, escreve-se tudo junto.

Como saber se tem hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.