Quando usar as vezes ou às vezes?

Porque às vezes não tem crase?

→ As vezes (sem acento grave)

Trata-se da junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes', ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”. Quando o sentido não for de tempo, não haverá crase.
Em cache

Porque às vezes sempre tem crase?

Sob esse aspecto gramatical, será empregado o acento de crase na expressão 'às vezes' quando ela representar um adjunto adverbial de tempo, ou seja, quando for a resposta à pergunta 'quando? '. Eu compro um livro em alemão às vezes. (quando eu compro?

Quando se usa crase em As?

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Em cacheSemelhantes

Como e às vezes?

Às vezes, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo. O significado do termo é similar a “de vez em quando”, “ocasionalmente” ou “por vezes”. Veja exemplos: Eu gosto muito de viajar, mas, às vezes, é muito cansativo.
Em cache

Quais são as cinco principais regras de uso da crase?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  • antes de palavras femininas;
  • na indicação de horas;
  • nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas;
  • antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

Por que dia a dia não tem crase?

Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

Como substituir o às vezes?

1 por vezes, às vezes, esporadicamente, ocasionalmente, de quando em quando, de vez em quando, eventualmente, de quando em vez, de tempos a tempos, de tempos em tempos, umas vezes, uma vez ou outra, uma vez por outra, de vez em vez.

É errado falar muitas das vezes?

Muitas das vezes ou muitas vezes

Com esse tipo de uso, é um vício de linguagem. Como não há uma determinação da quantidade de vezes, é incorreto dizer: Já fiz essa receita de bolo muitas das vezes. Assisti a esse filme muitas das vezes quando era criança.

Quando devo usar crase exemplos?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando não se usa crase exemplos?

Regras de quando NÃO usar crase

antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Onde não se usa crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Onde não pode colocar crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando a noite não tem crase?

E o a noite e à noite? Quando usar? Assim como os vocábulos anteriores, aqui a regra é semelhante. Enquanto à noite (com crase) expressa uma locução adverbial de tempo (como à frente, à exceção etc.), a noite (sem crase) é uma construção que o 'a' é um artigo definido que determina o substantivo noite.

Quando algo acontece às vezes?

Amiúde significa algo que acontece repetidas vezes, frequentemente.

Porque a noite tem crase?

A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.

O que pode substituir as vezes?

Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Por que não se deve falar mais melhor?

Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons. Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras.

Tem crase antes de hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.