Quando usar a vírgula exemplo?

Como saber onde devo usar vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
  2. 2- Separar orações intercaladas.
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas.
  4. 4 – Separar expressões explicativas.
  5. 5 – Separar conjunções.
  6. 6 – Isolar o vocativo.
  7. 7 – Isolar o aposto.
  8. 8 – Isolar datas.

Em cache

Quando usar vírgula exemplo MAS?

► O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Em cache

Como fazer uma frase com vírgula?

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.
Em cache

Tem vírgula antes de por favor?

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

Quando não usar vírgula antes do e?

Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. “Sílvia chegou ao cartório e logo foi atendida.” “Sara tem aptidão para aprender idiomas. Sabe falar espanhol, japonês, russo e alemão.”

Quando usar vírgula antes do porquê?

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Como usar a vírgula antes ou depois do e?

Vírgula antes e depois do e

A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase.

Tem vírgula antes de por quê?

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Quem me conhece sabe onde tem vírgula?

Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.

Tem vírgula depois de em breve?

O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.

Tem vírgula antes de quando?

Só se usa a vírgula antes de enquanto como sinônimo de “ao passo que”: Exemplos: As contas aumentavam, enquanto seus ganhos eram cada vez menores. Queria comprar um carro, enquanto a mulher desejava viajar. – Não use a vírgula se a ação que “enquanto” introduz é simultânea à ação anterior.

Tem vírgula depois de assim?

Quanto a assim, este pode estar entre vírgulas (como em geral estão os adjuntos adverbiais que precedem o verbo) ou não, dependendo do realce que se lhe quiser dar.

Tem vírgula depois de já QUE?

pois: essa conjunção pode ser causal ou conclusiva. Quando ela tiver valor conclusivo sempre aparecerá entre vírgulas, já que nunca encabeça a oração da qual participa .

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Quando tem vírgula antes do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Pode usar vírgula antes do não?

Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.