Quando tem vírgula antes do ou?

Porque antes ou depois da vírgula?

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Como saber onde colocar a vírgula?

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: …
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. …
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. …
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Em cache

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Tem vírgula depois de enfim?

OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Tem vírgula antes de por favor?

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

Pode ter vírgula no final da linha?

Não há qualquer restrição ao uso de vírgula em final de linha, sendo que este sinal de pontuação, de uma maneira geral, tem como função marcar uma pausa discursiva.

Quando se usa e ou?

O uso de e/ou, embora criticado por muitos, está correto. As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas.

Tem vírgula depois do logo?

Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci.

Quando na verdade tem vírgula?

Na escrita devem ser marcados com uma vírgula; duas vírgulas, no meio da frase. Na verdade é uma regra simples de pontuação, mas absolutamente necessária. A falta da vírgula pode acarretar ambiguidade. Por exemplo: (31) Não é meu colega? (32) Não é, meu colega?

Tem vírgula antes de Infelizmente?

Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti. Felizmente não houve feridos no acidente.

Tem vírgula depois do por gentileza?

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Qual é a conjunção de ou?

Conjunções coordenativas alternativas estabelecem relação de alternância. As principais conjunções coordenativas alternativas são “ou”, “ou … ou”, “ora… ora”, “talvez… talvez”.

Como usar ou em uma pergunta?

Inclusivo: «Hoje vou ao teatro ou ao futebol.» 2. Exclusivo: «Hoje, às 21h00, vou ao teatro ou ao futebol.» Como anotação, note-se ainda a forma exclusiva com duplo ou, com o mesmo funcionamento do exemplo 2 acima patente: «Hoje, ou vou ao teatro, ou vou ao futebol.»

Quando usar a conjunção ou?

As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas. Interpretação da oração: As candidaturas poderão ser orais.

Tem vírgula antes ou depois do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Tem vírgula depois do por favor?

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases. Início da frase: Por favor, preencha o questionário. Meio da frase: Preencha, por favor, o questionário. Fim da frase: Preencha o questionário, por favor.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”