Quando se usa o perca?

Quando usar perca exemplo?

Perca: é uma forma verbal do verbo “perder”, a qual pode estar na primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou ainda na terceira pessoa do singular do imperativo. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Exemplos: Você não quer que eu perca minha hora!
Em cache

O que quer dizer a palavra perca?

Percas vem do verbo perder. O mesmo que: esqueças, desmereças, sumas, arruínes, confundas, desperdices, fracasses, desemposses, falhes.

É uma grande perda ou perca?

Por favor, se puder me ajudar ficarei muito grato!” (Glêdson Eisenheim) Deve-se dizer “Foi […] Deve-se dizer “Foi uma grande perda”. Na norma culta, o substantivo relativo ao verbo “perder” é “perda”, provavelmente derivado do latim vulgar perdita.

Qual é o correto perda total ou perca total?

Como é o correto, perda ou perca total? O adequado é “O carro teve PERDA TOTAL”. PERDA é um substantivo e tem o sentido de DEIXAR DE TER ALGO, DEIXAR DE CONVIVER COM ALGUÉM ou ainda de PREJUÍZO.

É correto dizer não perca?

Sim, pode utilizar a forma verbal perca nessa frase, mas também em outras como, por exemplo, «Não perca o avião», «Não perca a calma», «Não perca dinheiro nos negócios», etc. Trata-se do verbo perder no imperativo: perca (você). Cf. Textos Relacionados (ao lado) +.

Como substituir a palavra perca?

Sinônimo de perca

  1. deixe, largue, esqueça, suma. Antônimo: achar. …
  2. desemposse, desaposse, desapodere, desposse. …
  3. fracasse, falhe, malogre. …
  4. desassista. …
  5. emagreça. …
  6. desperdice, desaproveite, malbarate, dissipe, desbarate, esbanje. …
  7. esqueça, desaprenda, deslembre, olvide, desmemorie, oblitere. …
  8. aborte.

Onde se usa perda e perca?

“Perda” ocupa as funções de sujeitou ou objeto. O erro é usar perca no lugar de perda. Entenda melhor com os exemplos: Certo: A perda do emprego é ruim.

Quando se deve usar perca e perda?

Existem palavras com a letra C e D em várias conjugações do verbo perder. “Perca” é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, “perda” é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder.

O que significa perca de tempo?

1. Perda de tempo. 1. Não ter mais tempo; desperdiçar o tempo com algo.

Qual palavra pode substituir perda?

2 cancelamento, carência, eliminação, extinção, privação, supressão. Destruição: 3 acabamento, aniquilamento, arrasamento, arruinação, arruinamento, destruição, devastação, estrago, ruína.

É uma perca de tempo ou perda de tempo?

Certo: Isto é uma perda de tempo. Errado: Isto é uma perca de tempo. Certo: Tomara que ele não perca o ônibus. Errado: Tomara que ele não perda o ônibus.

Como é que se escreve a palavra não perca?

Conjugação do verbo perder. Não percam esses documentos!

Qual a diferença entre onde é aonde?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Qual é a diferença entre perda e perca?

Enquanto o termo “perda” é um substantivo relacionado a perder algo ou alguém, “perca” é uma flexão do verbo, podendo ser usado em pessoas e tempos verbais diferentes.

Pode escrever perca?

Perca é verbo, enquanto perda é substantivo. O uso incorreto de perca ou perda é um dos erros de português mais frequentes.

Onde vai parar ou aonde vai parar?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Qual a diferença de mau com u ou mal com l?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual é o correto Faz dois anos ou fazem dois anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.