Quando se usa a palavra mas?

Quando se usa o MAS?

mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

O que pode substituir a palavra mas?

Sinônimos de “mas

  • Contudo;
  • Porém;
  • Todavia;
  • Entretanto;
  • Ainda assim;
  • Não obstante.

O que a palavra mas expressa?

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
Em cache

Tem que usar antes do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Tem que colocar antes do MAS?

O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Pode usar Mas no início da frase?

Mas” no início das frases

Em geral, quando “mas” exerce a função de conjunção adversativa, não se deve começar uma frase com esse termo. Entretanto, se a palavra “mas” indicar revolta, surpresa ou ironia, é possível utilizá-la no começo das frases. Neste caso, também não há aplicação de vírgula.

Qual é a conjunção de MAS?

A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.

Qual é a diferença entre Mas é MAS?

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos. Atenção: Não confunda mas com más! A palavra más, quando grafada com acento agudo, é o feminino de boas e o plural de má.

É correto falar Mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Como usar o mas no meio da frase?

O uso da vírgula antes da conjunção “mas” será facultativo quando esse “mas” localizado no meio do período possuir valor aditivo, isto é, quando estiver em uma construção que some ideias, como o “mas também”. Observe: Não só os alunos mas também os professores e professoras divertiram-se no passeio.

Onde vai a vírgula no MAS?

O posicionamento da vírgula em relação ao vocábulo “mas” está diretamente relacionado com a função que ele exerce na frase. A vírgula precede o "mas" quando ele indica oposição de ideias ou adição. No entanto, ela é utilizada depois do "mas" quando ele introduz orações intercaladas.

Tem ponto antes de mas?

O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Qual é a classificação do MAS?

A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade.

Quando usar a vírgula antes do MAS?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

Foi longe demais ou de mais?

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Quando não usar vírgula antes do MAS?

Ideia de adição: uso facultativo da vírgula antes do “mas”

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Onde se deve colocar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: …
  2. 2- Separar orações intercaladas. …
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas. …
  4. 4 – Separar expressões explicativas. …
  5. 5 – Separar conjunções. …
  6. 6 – Isolar o vocativo. …
  7. 7 – Isolar o aposto. …
  8. 8 – Isolar datas.