Quando procurar um nefrologista ou urologista?

Qual médico cuida dos rins e bexiga?

Ou seja, fica claro que o médico especialista pela atuação desta área focada ao tratamento das doenças renais e o trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, chama-se médico nefrologista.
Em cache

Qual a diferença entre urologista e nefrologista?

O urologista é um médico que fez residência em cirurgia e é especialista em urologia, portanto ele necessariamente é um médico cirurgião urológico. Dessa forma, as doenças que atingem os rins e precisam de tratamento cirúrgico serão atendidas pelo médico urologista. Já o nefrologista é um médico especialista clínico.
Em cache

Qual o tipo de doença que o urologista trata?

Quais as doenças tratadas pelo urologista? Todas as doenças que envolvem o sistema urinário e reprodutor masculino são tratadas pelo urologista. A visita ao profissional é essencial, servindo também como uma forma preventiva de doenças e para o diagnóstico delas.

Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?

Atenção se apresentar um dos seguintes sinais ou sintomas:

  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes melitos.
  • Inchaço nas pernas ou no rosto.
  • Cólica renal.
  • Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia)

Qual o exame para saber se tem problema nos rins?

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Como é a primeira consulta com nefrologista?

Na primeira consulta com o médico nefrologista, geralmente é indicado por um urologista (especialidade médica para o trato do sistema urinário de ambos os sexos e o órgão reprodutor masculino) devido muitos pacientes recorrerem a esse profissional ao apresentar alguns sintomas iniciais.

Como é feito o exame de nefrologia?

Em via de regra, a coleta se dá de forma bem simples nos laboratórios de análises clínicas. Para tanto, basta que o paciente colete uma amostra da urina após um período determinado, sendo geralmente pela manhã.

Como é feito o exame de urologia feminina?

Para afinar o diagnóstico, o médico também irá pedir exames de urologia feminina, que podem ser ultrassonografia, cistoscopia, exame urodinâmico e de medida do resíduo miccional, ou até mesmo o mais simples, que é o exame de urina.

Qual exame para saber se os rins estão funcionando bem?

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Qual exame de sangue detecta problema no rim?

Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.

Qual o nível de creatinina é preocupante?

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

Quando o rim está comprometido?

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

O que o nefrologista olha?

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Quando é necessário procurar um nefrologista?

-Dor lombar, com urina escura ou sanguinolenta. Dor em cólica com ou sem eliminação de cálculo. Dor permanente, sem modificações, nos flancos. – Pressão arterial elevada.

Quais exames para saber se o rim está bem?

Mariana Pigozzi, podemos listar alguns exames de triagem, são os que seguem abaixo.

  • Dosagem de ureia;
  • Dosagem de creatinina;
  • Exame de urina (EAS) ou urina simples;
  • Perda de proteína na urina;
  • Exames de imagem renal (USG e tomografia).

O que pode ser confundido com infecção urinária?

Outras doenças que podem ser confundidas com infecção urinária:

  • Desidratação.
  • Bacteriúria assintomática.
  • Contaminação bacteriana:
  • Vaginite.
  • Uretrite.
  • Síndrome Inflamatória Pélvica.
  • Nefrolitíase (pedra nos rins)
  • Alteração da estrutura uretral.

Qual o exame que detecta a bexiga baixa?

Ressonância magnética: para ter uma visualização melhor de todas as estruturas da região pélvica.

Qual valor de creatinina é considerado insuficiência renal?

Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal. Tal como a creatinina, existem outras substâncias (por exemplo, a ureia, o potássio e o fósforo) que por deficiência de filtração “renal” (glomerular) aumentam no sangue.