Quando ocorreu a fundação do Projeto Tamar?

Quando foi iniciado o Projeto Tamar?

No seu primeiro ano de atividade, em 1980, o Tamar acompanhou 55 desovas em 50 quilômetros de praias e ajudou a salvar 2 mil tartarugas. Hoje, 35 anos depois, o Tamar conta com 25 bases em nove estados brasileiros e monitora anualmente cerca de mil quilômetros do litoral brasileiro.
Em cache

Quem fundou o Projeto Tamar?

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenováveisProjeto TAMAR / FundadorO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pelo acrônimo IBAMA, criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Wikipédia

Como surgiu o Projeto Tamar?

O projeto surgiu como resultado da indignação de estudantes de Oceanografia, que realizavam pesquisas em praias não frequentadas por banhistas, e estavam indignados com a quantidade de tartarugas marinhas que eram exterminadas pela pesca.
Em cache

Quantos anos o Projeto Tamar completou?

O Programa de inclusão social 'Nosso Papel de Futuro' do Tamar Ubatuba/SP completou 15 anos em dezembro/2013 com um encontro histórico e muita coisa boa para comemorar. O Programa atendeu a mais de 150 jovens em situação de vulnerabilidade social do município, desde 1998.

Onde foi o primeiro Projeto Tamar?

Em 1982, nascia a base do Projeto Tamar na Praia do Forte/BA, inicialmente voltada apenas à pesquisa e manejo das tartarugas marinhas.

Como está o Projeto Tamar hoje?

Os centros de visitantes e as bases de pesquisa recebem cerca de 1 milhão visitantes/ano, num sinal de adesão e comprometimento com a sobrevivência desses animais. Apesar dos resultados positivos, todas as 5 espécies ainda estão ameaçadas de extinção, sendo necessário continuar nosso trabalho frente aos novos desafios.

Onde se iniciou o Projeto Tamar?

Em 1982, nascia a base do Projeto Tamar na Praia do Forte/BA, inicialmente voltada apenas à pesquisa e manejo das tartarugas marinhas.

Qual é o principal objetivo do Projeto Tamar?

O Projeto TAMAR, criado em 1980, realiza o manejo, conservação e pesquisa das tartarugas marinhas, além de educação ambiental e ações na busca do desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua.

Quantos Projeto Tamar tem no Brasil?

Está presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros, entre zonas costeiras e ilhas oceânicas: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Por que se chama Projeto Tamar?

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Qual é o símbolo do Projeto Tamar?

A tartaruga marinha tem hoje sua imagem amplamente reconhecida no país e, para muitos brasileiros, tornou-se um símbolo, uma bandeira da conservação marinha e uma relação responsável entre pessoas e o meio ambiente. A tartaruga assume um papel proeminente e inspirador.

Onde nasceu o Projeto Tamar?

Em 1982, nascia a base do Projeto Tamar na Praia do Forte/BA, inicialmente voltada apenas à pesquisa e manejo das tartarugas marinhas.

Qual é a principal missão do Projeto Tamar?

A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

O que o Projeto Tamar protege?

O Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa …