Quando ocorre a translocação robertsoniana?

Como ocorre a translocação?

Translocação: acontece quando ocorre a transferência de uma porção de um cromossomo para outro cromossomo não homólogo. Quando observamos a troca entre dois cromossomos, dizemos que a translocação é recíproca.
Em cache

Qual a diferença entre translocação robertsoniana é recíproca?

Podemos citar dois tipos principais de translocação: Translocação recíproca: ocorre na troca de porções entre dois cromossomos. Translocação robertsoniana: envolve cromossomos acrocêntricos, ou seja, cromossomos que possuem um braço bem maior que o outro por causa da posição do centrômero.
Em cache

O que pode resultar um cariótipo Robertsoniana?

Normalmente, descobre-se este tipo de alteração no cariótipo, a partir da investigação de perdas gestacionais de repetição, infertilidade conjugal ou filho anterior com malformação. Dentre das translocações equilibradas, há um tipo específica, em que apresenta-se envolvendo cromossomos acrocêntricos.

Quando ocorre o rearranjo de translocação?

Translocações: quando ocorre um rearranjo de segmentos do DNA em cromossomos de diferentes pares; Deleções: quando ocorre a perda de partes do cromossomo.
Em cache

Quais fatores são considerados importantes para que a translocação ocorra?

Para que a translocação ocorra é necessário gasto de energia tanto na fonte quanto no dreno. Nas fontes é necessário energia para transportar os produtos da fotossíntese para os elementos crivados, o que é chamado de carregamento do floema.

O que a translocação causa?

O resultado de uma translocação é que a estrutura dos dois cromossomos agora foi alterada. Cromossomos diferentes não carregam os mesmos genes no mesmo local, portanto, genes diferentes são trocados durante uma translocação.

Quais são os 3 tipos de mutação?

Podem ser classificadas em alguns tipos:

  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de outro cromossomo.

Quais são os 3 tipos de alterações cromossômicas mais comuns?

As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras.

Quem descobriu a translocação robertsoniana?

Recebe este nome do geneticista norte-americano W. R. B. Robertson, que foi o primeiro a observar este processo em gafanhotos, no ano de 1916.

O que é translocação de cromossomos?

Translocações são rearranjos cromossômicos estruturais que envolvem segmentos cromossômicos de extensão variada pertencentes a cromossomos homólogos ou não homólogos.

Qual é o desfecho de uma translocação Robertsoniana?

Translocação robertsoniana – os braços longos de dois cromossomas acrocêntricos ligam-se formando um único cromossoma, e os braços curtos são perdidos. Causada pelo cruzamento e quebra de cromossomas não homólogos ou pela perda dos telómeros.

Quais os 4 tipos de alterações cromossômicas?

As alterações cromossômicas estruturais incluem deleção, duplicação, inversão e translocação.

Quais os 4 tipos de alterações cromossômicas estruturais?

As alterações cromossômicas estruturais são mudanças que afetam a morfologia do cromossomo. Essas alterações podem ser, por exemplo, perdas de partes do material genético ou mudanças na sequência dos genes. Elas podem ser classificadas em quatro grupos: deleção, duplicação, inversão e translocação.

Quais são os três tipos de síndrome de Down?

→ Causa da síndrome de Down

Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

Qual tipo de mutação e o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Quais são as doenças causadas por mutações?

Doenças provocadas por mutações génicas

  • Fibrose Quística. …
  • Doença de Huntington ou Coreia de Huntington. …
  • Fenilcetonúria (PKU) …
  • Daltonismo. …
  • Hemofilia. …
  • Síndrome do grito do gato. …
  • Síndrome de Patau – Trissomia 13. …
  • Síndrome de Down – Trissomia 21.

Qual é a síndrome mais rara do mundo?

Síndrome de Sereia (Sirenomelia)

Qual é o tipo de mutação envolvido na síndrome de Down?

A SD, é uma mutação genética motivada por um erro na divisão celular durante a separação embrionária, que faz com que os portadores da síndrome, possuem 3 cromossomos no par 21 ao invés de dois.