Quando o STF pode instaurar inquérito?
O artigo 43 e §§ do RISTF autoriza o Presidente da Corte instaurar inquérito ou delegar esta atribuição a outro Ministro, quando ocorrer infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, e se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição.
Em cache
O que é um inquérito no STF?
O inquérito tem por fundamento jurídico o artigo 43 do Regimento Interno do STF, que diz: Art. 43. Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro.
Quando se pode abrir um inquérito?
Em razão de representação do ofendido ou de seu representante: em casos de crime de ação condicionada, a simples manifestação de vontade da vítima ou de seu representante legal de que sejam iniciadas investigações pode gerar abertura de inquérito.
Quem pode solicitar a abertura de um inquérito policial?
Principais características do inquérito policial
requisição do Ministério Público ou do Juiz; de ofício, por portaria ou auto de prisão em flagrante; por requerimento da vítima; mediante representação do ofendido.
O que diz o artigo 43 do Regimento Interno do STF?
43. Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro.
Quem pode intervir sobre o STF?
Se em algum estado ou no Distrito Federal a atividade de qualquer um dos poderes (Legislativo, Executivo ou Judiciário) estiver em risco, a União pode intervir.
Quem abre o inquérito?
Guilherme de Souza Nucci (2016) conceitua o inquérito policial como “um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, conduzido pela polícia judiciária e voltado à colheita preliminar de provas para apurar a prática de uma infração penal e sua autoria.”
Qual a diferença entre processo e inquérito?
No processo, ao contrario do inquerito, a pessoa eh julgada e pode ser condenada. Se alguem responde a um processo, diz-se que ela eh acusada (ou querelada, no caso de algums crimes). Na duvida, pode-se usar o termo suspeito. Inquerito e processo possuem propositos e ritos diferentes.
Quando acontece a instauração de inquérito?
Quando uma pessoa é presa em flagrante, deve ser encaminhada à delegacia de polícia. Sendo lavrado o auto, o Inquérito Policial é instaurado, conforme previsto nos artigos do CPP: Art. 8o Havendo prisão em flagrante, será observado o disposto no Capítulo II do Título IX deste Livro.
Quando o inquérito policial não pode ser instaurado?
de ofício, quando se tratar de ação penal pública incondicionada. de ofício, quando se tratar de ação penal pública condicionada. por requisição da autoridade competente.
O que diz a Súmula 279 do STF?
Súmula 279: Para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário. É dizer: não se revela cognoscível, em sede de recurso extraordinário, a insurgência que tem como escopo a incursão no contexto fático-probatório presente nos autos.
O que prevalece lei ou regimento interno?
Na taxinomia das normas jurídicas o regimento interno dos tribunais se equipara à lei. A prevalência de uma ou de outro depende de matéria regulada, pois são normas de igual categoria. Em matéria processual prevalece a lei, no que tange ao funcionamento dos tribunais o regimento interno prepondera.
Quem tem mais poder o Presidente ou o STF?
O presidente do STF é o quarto na linha de sucessão da Presidência da República, sendo precedido pelo vice-presidente da República, pelo presidente da Câmara dos Deputados e pelo presidente do Senado Federal.
Qual o poder do STF no Brasil?
Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão que representa a instância máxima do Poder Judiciário no Brasil. Atua como defensor da Constituição Federal, agindo como suprema corte do Brasil, julgando casos de constitucionalidade e inconstitucionalidade, além de atuar como última instância de recurso.
Quem inicia o inquérito?
Instauração de Inquérito Policial por Requisição do MP
Art. 5º Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: II – mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
Quais são as fases do inquérito?
A primeira fase a ser observada é a inicial, em que se dá a instauração do inquérito, em seguida vem a fase de diligências e por último o indiciamento e conclusão com o relatório final.
Em quais hipóteses o inquérito não deverá ser instaurado?
“O inquérito policial não deve ser instaurado se a autoridade policial verificar que não há justa causa para o procedimento (o fato denunciado é atípico, está extinta a punibilidade, o fato já é ou foi objeto de ação penal, não há qualquer elemento probatório da existência do ilícito etc.).
O que é justa causa para instauração de inquérito policial?
A justa causa passa a significar a existência de um suporte probatório mínimo, tendo por objeto a existência material de um crime e a autoria delitiva.