Quando o não tem hífen?

Quando não usamos o hífen?

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.
Em cache

Quais palavras não tem mais hífen?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.
Em cache

Qual a nova regra do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Em cacheSemelhantes

Quais são as regras do hífen?

Todas as Regras do Hífen

  • 1) Justaposição. …
  • 2) Nomes de lugares. …
  • 3) Espécies Botânicas e Zoológicas. …
  • 4) Bem e Mal. …
  • 5) Além, Aquém, Recém e Sem. …
  • 6) Encadeamentos Vocabulares. …
  • 1) Segundo elemento começa com a letra h. …
  • 2) Segundo elemento começa com a vogal igual a que termina o primeiro elemento, ou prefixo.

Quais palavras continuam com hífen?

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

Por que girassol não tem hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Quais palavras tiraram o hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.

Por que Beija-flor tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Porque passatempo não tem hífen?

Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol. Exemplos: Couve-flor, guarda-roupa, decreto-lei, guarda-chuva, guarda-civil, pé- de-meia.

Quando usar o hífen na frase?

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Porque paraquedas não tem hífen?

Por que paraquedas não tem hífen e para-choques tem hífen? O acordo ortográfico aboliu o hífen nas palavras compostas por justaposição em que essa noção de composição já se perdeu, dando como exemplo apenas as palavras paraquedas, paraquedista, madressilva, mandachuva, pontapé e girassol.

Por que manda chuva perdeu o hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Por que Manda-chuva não tem hífen?

Palavras compostas

Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.

Porque pé de moleque não tem hífen?

Palavras compostas ligadas por preposição: os nomes compostos ligados por preposição perderam o hífen, tal como mão de obra, lua de mel, dia a dia, boca de urna, pé de moleque, pão de ló, queda de braço, cara de pau, olho de sogra, brigadeiro do ar, camisa de força, maria vai com as outras, passo a passo, faz de conta, …

Que palavra deve apresentar hífen em sua escrita?

1) Emprega-se o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representado por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal.