Quando não tem vírgula antes de mas?

Onde vai a vírgula no MAS?

Guarde bem esta lição, leitor: Na separação de orações, a vírgula vem antes do conectivo; e não, depois: Eu iria visitá-la, mas não fui. Observe que a vírgula do exemplo dado separa a primeira oração da segunda; a vírgula ficará, portanto, separando as duas orações, ficando antes do conectivo (mas).
Em cache

Precisa de vírgula depois do MAS?

Em geral, não devemos utilizar vírgula após o “mas”. Há, contudo, um exceção. Quando houver houver uma frase intercalada logo depois de “mas”, a vírgula é aplicada após a conjunção adversativa, pois intercalações devem ser colocadas entre vírgulas.
Em cache

Quando usar a conjunção mas?

A palavra “mas” pode ser usada em dois contextos: como conjunção adversativa ou como substantivo. A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição. Veja: Ela não tinha medo, mas era cautelosa.

Como usar a vírgula de forma correta?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Em cache

Como usar Mas exemplos?

Abaixo, alguns exemplos do correto uso da palavra “mas”:

  1. A equipe tentou vários tratamentos, mas mesmo assim o paciente faleceu.
  2. João é bom aluno, mas sua atitude atrapalha nas suas notas finais.
  3. Érica é uma pessoa calma, mas agora está fora do sério!

O que fica entre vírgulas?

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Tem vírgula antes de quando?

Só se usa a vírgula antes de enquanto como sinônimo de “ao passo que”: Exemplos: As contas aumentavam, enquanto seus ganhos eram cada vez menores. Queria comprar um carro, enquanto a mulher desejava viajar. – Não use a vírgula se a ação que “enquanto” introduz é simultânea à ação anterior.

Qual a diferença entre Mas e mais exemplos?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

O que pode substituir a vírgula?

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Tem vírgula antes de por exemplo?

A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso…): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.

Como saber se a frase está correta?

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto!

Foi longe demais ou de mais?

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Quem me conhece sabe onde tem vírgula?

Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.

Tem vírgula antes de por favor?

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

Tem vírgula depois do logo?

Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci.

Faz 3 dias ou há 3 dias?

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

O que não pode ser separado por vírgula?

A princípio, os adjuntos de circunstância ou adjuntos adverbiais (lugar, modo, meio, tempo, entre outros) não são separados por vírgula quando estão situados no final da oração, tendo em vista que essa é a sua posição padrão, e quando se encontram junto do verbo.

Que bom Estou bem também tem vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.