Quando as unhas indicam doenças?

Qual doença afeta as unhas?

As adquiridas incluem infecções fúngicas (micoses), bacterianas ou virais e traumatismos (unhas encravadas, hematomas). Muitas alterações das unhas estão relacionadas a doenças internas, como doenças dos rins, fígado, coração, pulmão, deficiências de vitaminas e até mesmo, câncer.

O que significa listras verticais nas unhas?

Na maior parte das vezes, as manchinhas esbranquiçadas e pequenas são resultado de batidas leves que provocam pequenos traumas na matriz ungueal. Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação.

Porque as unhas ficam com listras?

A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.

O que significa riscos nas unhas?

Os sulcos longitudinais, linhas que abrangem a cutícula até a ponta da unha são as mais comuns e geralmente não significam muito. “Em sua maioria, [elas apenas] significam que o tempo passou e suas unhas estão mudando,” diz.

Como identificar problemas de saúde através das unhas?

Unhas esbranquiçadas

No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca. A carência de alguns nutrientes, desnutrição e uma dieta pobre em alimentos proteicos também provocam o quadro. "Ter a unha mais pálida pode indicar anemia também.

Como as unhas ajudam a detectar doenças?

– Ondulações podem ser reflexo de doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos. – Coloração alterada, como a metade da unha vermelha e a outra esbranquiçada, pode significar problemas renais. – Unhas com manchas azuladas ou em tons de roxo podem expressar problemas pulmonares.

O que significa listras horizontais nas unhas?

Faixas brancas horizontais que abrangem toda a unha são chamadas de linhas de Muehrcke. A causa provável: deficiência de proteína ou zinco.

Quando aparece uma listra na unha?

A melanoníquia estriada pode ocorrer devido a vários fatores: questões raciais, traumas ou mesmo leve batida na base da unha, surgimento uma “pinta” na matriz, por alguns medicamentos, por infecção por fungos, por algumas doenças ou, mais raramente, por lesão cancerígena, o melanoma ungueal ou melanoma acral.

Qual a cor das unhas saudáveis?

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas.

Como as unhas ajuda a detectar doenças?

Unhas esbranquiçadas

No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca. A carência de alguns nutrientes, desnutrição e uma dieta pobre em alimentos proteicos também provocam o quadro. "Ter a unha mais pálida pode indicar anemia também.

O que é a parte branca da unha?

Lúnula. A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente.

Como ver a saúde pelas unhas?

Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca. Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.

Como as unhas alertam?

Mudanças de cor, surgimento de manchas e outros componentes nas unhas podem servir de alerta para muitas doenças em outras partes do corpo; saiba quais são esses sinais. Cuidar das unhas é muito mais do que ir a salões de beleza e esmalterias.

Quando a mancha na unha é preocupante?

A dra. Juliana Toma recomenda que se deve observar a espessura da mancha, se ela extravasa os limites da unha, “descendo” em direção à polpa do dedo ou “subindo” para região da cutícula. “Isso é um sinal muito importante de que talvez essa mancha possa ser um melanoma.

Como saber da saúde pelas unhas?

Disfunções da tireoide: como essas disfunções alteram a produção de alguns hormônios, as unhas ficam fracas e quebradiças. O crescimento também pode ser afetado, se tornando lento ou rápido demais. Diabetes: as unhas ficam amareladas e com maior propensão a infecção por fungos, as chamadas micoses.

Qual falta de vitamina deixa a unha branca?

O nome das manchas brancas nas unhas é estranho: leuconíquia. Não é considerada uma doença, mas significa que as unhas estão fracas, e isso pode acontecer por vários motivos. Muitas vezes é sinal de uma alimentação desequilibrada. Falta de vitamina B12 ou consumo de poucos minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo.

Como fica as unhas de uma pessoa com anemia?

Já no caso de anemia, as unhas ficam quebradiças e com deformidades (o formato de colher é um deles).

Como as unhas detectam doenças?

Manchas, ondulações e esfarelamento podem indicar doenças graves, como complicações circulatórias e pulmonares. Seja nos pés ou nas mãos, quando o assunto é saúde, as unhas costumam passar despercebidas. Mas elas podem ser um reflexo de que algo não vai bem no organismo.