O que fazer se a ventoinha não liga?
Se a ventoinha do seu radiador não está ligando, pode ser simplesmente um fusível queimado, nesse caso é só substituir! Caso você não saiba onde ficam os fusíveis do seu carro é só consultar o manual do proprietário para ver qual fusível controla o sistema de resfriamento!
Qual sensor aciona a ventoinha?
A ventoinha é acionada eletronicamente quando o sensor de temperatura causa uma elevação da temperatura de água no sistema. É responsável por ajudar na refrigeração, mas não é uma peça que deve ficar ligada o tempo todo. Assim que você desliga o veículo, a ventoinha não pode ficar ligada mais do que 10 minutos.
Em cache
Como saber se o sensor de temperatura está com defeito?
SENSOR DA TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO COM DEFEITO: SINTOMAS
- Aumento da rotação de marcha lenta.
- Elevado consumo de combustível.
- Dificuldades na partida.
Pode andar com a ventoinha desligada?
A resposta para essa pergunta é simples, e sempre será a mesma, não pode andar com a ventoinha desligada não, já que a mesma é essencial para auxiliar o resfriamento do motor do carro. Caso notar que ela não está sendo acionada como deveria, procure uma oficina imediatamente.
Em qual momento a ventoinha é acionada?
O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a trabalhar durante um congestionamento.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
105º C
A explicação é simples: a temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C, e para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.
Onde fica localizado o sensor da ventoinha?
Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.
Onde está localizado o sensor de temperatura?
Em grande parte dos casos, ele é posicionado em contato com o duto de medição de fluxo do fluído de refrigeração do motor. Contudo, a peça também pode ser instalada no cabeçote ou mesmo nas galerias de passagem do líquido de arrefecimento.
O que causa a queima do sensor de temperatura?
Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.
O que acontece se o sensor de temperatura não funciona?
Caso o sensor não esteja a funcionar de forma correta, pode fornecer um sinal falso ao painel de instrumentos. E isso poderá desestabilizar os cálculos de tempo e combustível. Irá ocasionar que o automóvel faça um maior consumo de combustível do que é necessário, encurtando desta forma a economia de combustível.
Quanto tempo leva para ligar a ventoinha?
É normal que essa peça continue funcionando por dez minutos após desligar o carro. Isso acontece porque quando o motor é desligado, ele para de admitir a entrada de ar, por isso a ventoinha precisa funcionar para resfriar o sistema. No entanto, se mesmo após os dez minutos, ela não parar de funcionar, procure ajuda.
Quanto tempo demora para ligar a ventoinha do radiador?
Como explicado acima, a ventoinha tem a função de evitar o superaquecimento do motor. Ela faz isso garantindo o resfriamento do veículo quando este está no trânsito ou após ser desligado, então ela pode ficar ligada até 10 minutos após você desligar o carro.
Qual a temperatura para ligar a ventoinha?
105º C
A explicação é simples: a temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C, e para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.
Onde fica o sensor de temperatura da ventoinha?
Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.
O que acontece quando o sensor de temperatura não está funcionando?
Se o sensor está apresentando algum tipo de mal funcionamento, o monitoramento da temperatura do motor fica seriamente comprometido. E esse aumento no controle do calor no sistema pode levar ao superaquecimento e, em casos extremos, levar o motor a fundir.
O que acontece quando o ponteiro da temperatura não sobe?
E por que o ponteiro de temperatura não sobe e desce na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.
Pode andar com o sensor de temperatura desligado?
Vale reforçar ainda que o sensor de temperatura do carro deve funcionar sempre que o veículo apresentar superaquecimento. E sempre que a luz acender, o motorista deve parar o carro e desligar o motor.
Pode andar com sensor de temperatura desligado?
Vale reforçar ainda que o sensor de temperatura do carro deve funcionar sempre que o veículo apresentar superaquecimento. E sempre que a luz acender, o motorista deve parar o carro e desligar o motor.