Quando a pedra na vesícula se torna perigosa?

Quando a pedra na vesícula é preocupante?

Pele e olhos amarelados – Icterícia

Assim como as fezes pálidas e a urina escura, a icterícia é um sintoma que indica quadros mais graves, provavelmente com uma complicação causada pelas pedras na vesícula. Esta condição é preocupante e requer atendimento médico.

Quem tem pedra na vesícula pode vir a óbito?

"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende.

Quando a cirurgia de vesícula é urgente?

Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente. Há dois métodos cirúrgicos, a colecistectomia tradicional, onde é feito um corte no abdômen até chegar à vesícula. Ela deixa uma cicatriz aparente e tem uma internação média de dois a três dias.

O que pode acontecer se não tirar a pedra da vesícula?

Assim, a formação de cálculos na vesícula pode provocar a obstrução desse canal, infectando a bile e gerando um processo infeccioso agudo. Nesses casos, é necessário realizar uma cirurgia de emergência que tem o risco maior de complicações. Além disso, o canal da bile desemboca no mesmo local que o canal do pâncreas.

Quais os sintomas quando a pedra na vesícula estoura?

Náuseas, vômitos e inchaço abdominal

Como o fígado e a vesícula participam do processo digestivo, esse sistema também é afetado e manifesta sintomas. Apesar de, na pedra na vesícula, sintomas como esses não serem específicos, os casos de náuseas, vômitos e inchaço do abdômen também podem indicar a doença.

O que faz a pedra na vesícula crescer?

As pedras na vesícula são formadas pela precipitação dos componentes do líquido biliar. Elas podem surgir devido a um desbalanço da composição da bile, por excesso de colesterol, de sais biliares ou, pela lentificação do esvaziamento da vesícula biliar.

Como saber se a pedra na vesícula estourou?

Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.

Qual o tamanho da pedra na vesícula que precisa de cirurgia?

Nos pacientes que não apresentam sintomas de pedra na vesícula, podemos dispensar a cirurgia na maioria das vezes. Alguns casos precisam ser operados mesmo sem sintomas, destacam-se os diabéticos e aquelas pessoas com cálculo maior que 2cm.

É perigoso operar da vesícula?

A cirurgia de Colecistectomia é indicada assim que é diagnosticada a pedra na vesícula, através da ultrassonografia ou tomografia de abdômen. É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar.

Quais são os riscos de uma cirurgia de vesícula?

Quando necessitamos retirá-la, pode existir uma lesão nesse sistema de ductos. Essa é a condição mais temida na cirurgia de vesícula. A chance de sua ocorrência é maior nos casos em que existe muita inflamação ou nos casos em que a anatomia do paciente é diferente do usual mas, mesmo nos casos “fáceis”, ela é possível.

O que acontece quando a pedra da vesícula desce para o pâncreas?

Pancreatite aguda biliar: quando o cálculo que saiu da vesícula pode obstruir do ducto de drenagem do pâncreas , levando a um quadro de pancreatite aguda que pode ser grave dependendo da sua intensidade.

O que acontece se a pedra da vesícula se deslocar?

A coledocolitíase é o resultado da migração de uma pedra de dentro da vesícula biliar para o canal da bile. Nestes casos o paciente fica ictérico (a pele e os olhos ficam amarelados como na hepatite) pois a bile fica impedida de chegar ao intestino , acumulando-se no fígado e sangue.

É possível conviver com pedra na vesícula?

A colelitíase nem sempre provoca sintomas, nesse caso, ela é chamada de assintomática. O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal.

Como saber se a pedra na vesícula está infeccionada?

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

O que é considerado uma pedra grande na vesícula?

Os cálculos biliares variam em tamanho. Eles podem ser do tamanho de um grão de areia, como também podem ser grandes como uma bola de golfe. Algumas pessoas desenvolvem apenas um cálculo biliar, enquanto outras podem desenvolver mais de um.

Como é uma crise de pedra na vesícula?

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após alguma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui.

O que leva a vesícula estourar?

Isso porque quando os canais biliares estão obstruídos, pode surgir uma infecção, que gera acúmulo de líquido, com criação de bactérias e formação de pus, que leva ao apodrecimento da vesícula, que pode estourar e causar uma infecção generalizada.

Tem que entubar para fazer cirurgia de vesícula?

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.