Como cuidar da orquídea Estrela de Fogo?

Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas?

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

O que as orquídeas mais gostam?

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Como cuidar de uma orquídea para que ela não morra?

Ele deverá ficar sempre úmido, mas nunca encharcado. Os pratinhos que ficam embaixo dos vasos são dispensáveis pois podem acumular água, que acarretará no apodrecimento das raízes. É muito mais fácil uma orquídea morrer por excesso de água do que pela falta dela.

O que fazer para manter uma orquídea viva?

1 – Elas não podem levar sol diretamente, mas gostam de locais iluminados; 2 – As regas precisam ser feitas uma vez na semana, sem que a água acumule em seu vaso. Raízes encharcadas apodrecem e atraem fungos, o que pode matar a planta. Uma dica valiosa: coloque 3 pedrinhas de gelo na base do vaso, uma vez por semana.

O que se coloca no vaso de orquídea?

Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem. Depois, acrescente o substrato, lembrando de apertar bem quando for colocar a planta para ela ficar firme.

O que fazer para ter orquídeas floridas o ano todo?

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

Pode deixar orquídea na sombra?

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

O que colocar na orquídea para dar flor?

Além de uma boa iluminação e rega frequente, um ponto essencial para a orquídea florir corretamente é garantir os nutrientes presentes na terra. Substâncias como nitrogênio, fósforo e potássio são necessários para que a planta floresça bela e com saúde.

Como cuidar de orquídeas para florir o ano todo?

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. …
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. …
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. …
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. …
  5. 5 – Dicas extras.

Como saber se a orquídea está bem?

Ficar atento às folhas da sua planta pode ajudar a solucionar um problema antes que ele se torne mais grave. Você já ouviu falar na “regra da alface”? As folhas de uma orquídea saudável têm um tom de verde bem vivo, com a coloração bem próxima à de uma folha de alface.

Pode colocar terra no vaso da orquídea?

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Como fazer a orquídea florir novamente?

Para que você consiga perceber se o problema para a orquídea florir é, de fato, a falta de luz, aproxime aos poucos a planta de um local que receba a luz natural. Realize esse processo lentamente, colocando a planta próxima a luz um pouquinho por semana. É preciso que a planta se adapte.

O que colocar na orquídea para ela brotar?

Uma terra saudável é outro segredo para sua orquídea brotar. Por isso é necessário trocar o substrato após alguns anos, pois quando ele está velho impede a planta de florir. O substrato é o que servirá de suporte para as raízes se fixarem, ele pode ser de casca de pinus, fibra de coco ou carvão vegetal.

Pode colocar terra no pé de orquídea?

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Como fazer a orquídea florescer o ano todo?

Além de manter as condições adequadas de luminosidade, ventilação e hidratação, é preciso garantir um substrato rico em nutrientes para que as orquídeas possam florescer. Para isso, aposte no uso de adubos com nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes (adubos NPK) ao menos uma vez por mês.

Como fazer as orquídeas florir rápido?

7 pequenas atitudes para sua orquídea florir

  1. 1- Trocar o substrato. Não é necessário trocar sempre o substrato, até porque ele pode durar alguns anos sendo o suficiente para a sua planta. …
  2. 2- Adubar. …
  3. 3- Acrescentar vitaminas. …
  4. 4- Mudar de lugar. …
  5. 5- Reduzir ou aumentar a rega. …
  6. 6- “Esquecer” …
  7. 7- Limpar.

Qual o melhor adubo para as orquídeas?

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

O que fazer para fortalecer as orquídeas?

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.