Como consultar o CPF do inquilino?

Como saber se o inquilino tem nome sujo?

Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.
Em cache

Como fazer uma consulta de um inquilino?

Faça uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito (spc/serasa) e protestos. Uma locação segura, passa pela análise do histórico de crédito dos futuros inquilinos – saúde financeira. Evite pessoas negativadas e que possuem um mal histórico.

O que a imobiliária pode consultar?

Dependendo da imobiliária, podem ser pedidas também informações de contato como endereço e telefone, além de profissão, qual a sua renda, se há algum bem registrado no seu nome e também dados do cônjuge, se você for casada ou casado.

Quem tem restrição no CPF pode alugar imóvel?

Assim sendo, os interessados em alugar um imóvel, seja ele qual for, residencial ou comercial, não podem possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito; além de não terem sido réus em ações de despejo e/ou cobranças e execuções, principalmente àquelas relacionadas a locação de imóveis.
Em cache

Como negativar CPF de inquilino?

Para incluir o inquilino em uma lista de restrição, o locador deverá apresentar o contrato de locação, as notificações enviadas e a documentação que for solicitada, em um Cartório de Protestos e Títulos que efetuará o processo. É necessário cautela ao executar esse tipo de ação.

Como alugar um imóvel com nome sujo?

Uma das formas de alugar um imóvel nesse tipo de situação é conseguir um fiador, que deverá arcar com a dívida. Essa pessoa precisa ter uma renda segura, uma ou mais propriedades em situação regular e até outros bens. Também é possível pedir a um terceiro que faça a locação no nome dele, mesmo que não more no local.

Quais documentos exigir do locatário?

CPF (do locatário e do cônjuge, se for o caso); Certidão de casamento; Comprovante de renda; Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);

É necessário notificar o inquilino?

Se o locador deseja rescindir o contrato de aluguel de forma imotivada ou denúncia vazia, se faz obrigatória a notificação prévia do locatário, sendo requisito essencial em uma futura Ação de Despejo, cabendo ao locador comprovar o ato naquele processo.

Quanto de score precisa para alugar um imóvel?

Mantenha o Serasa Score acima de 701 para aumentar as chances de aprovação na análise de crédito. Caso esteja com dívidas, tente quitá-las antes de alugar imóvel. Se estiver com o CPF negativado, entre em contato com a empresa devedora para negociar um acordo de pagamento.

É preciso ter nome limpo para alugar um imóvel?

Financiar uma casa, comprar um carro ou até mesmo alugar uma casa é algo mais difícil para quem tem o nome sujo, já que um dos requisitos para esses tipos de contrato é não ter restrição no CPF.

Quais documentos o locatário deve apresentar?

Locação para pessoa física:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de rendimento superior a 03 vezes o valor do aluguel líquido;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda completa;
  • Os três últimos recibos de pagamento, se estiver pagando aluguel;
  • Ficha cadastral preenchida e assinada;

Como colocar o nome do meu inquilino no SPC?

Para incluir o inquilino em uma lista de restrição, o locador deverá apresentar o contrato de locação, as notificações enviadas e a documentação que for solicitada, em um Cartório de Protestos e Títulos que efetuará o processo. É necessário cautela ao executar esse tipo de ação.

Como protestar o nome de um inquilino que não paga aluguel?

Para que se dê o protesto, deve-se apresentar o contrato de locação em seu original ou em cópia autenticada juntamente com os encargos da locação não pagos no período.

Como sujar o nome de um inquilino?

Cuidados antes negativar o CPF do inquilino

  1. Ter certeza de que inquilino ainda não pagou a dívida;
  2. Enviar notificação por escrito com 10 e 30 dias de atraso, antes da negativação, informando que o CPF será negativado em caso de não pagamento;

Pode fazer contrato de aluguel em nome de outra pessoa?

E quando há mais de um inquilino? Nos casos nos quais mais de uma pessoa vai usufruir do imóvel, como casais ou amigos que decidem dividir uma casa, é permitido alugar um imóvel em nome de outra pessoa, já que nem todos os locadores precisam, necessariamente, assinar o contrato.

O que o locador não pode exigir?

Pela lei, o locador não tem o direito de exigir a retomada do imóvel antes do fim do contrato. A não ser que o locador tenha cometido alguma infração contratual, como atraso no pagamento de aluguéis ou realização de alguma reforma não autorizada. Nesses casos, o locador pode entrar com uma ação de despejo justificada.

O que o proprietário pode exigir do inquilino?

Cabe ao proprietário indenizar o inquilino pelas despesas realizadas. Muitas vezes essa indenização pode ser descontada do valor do aluguel. É bom frisar que o proprietário deve realizar o conserto de eventuais defeitos ocultos, que não puderam ser detectados pelo inquilino durante a vistoria.

Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.