Como conseguir atendimento no CAPS infantil?

Como ser atendido no CAPS infantil?

Para ser atendido no CAPS, a criança e/ou adolescente pode ser encaminhado pelos equipamentos da rede de atenção à saúde ou comparecer espontaneamente ao CAPS IJ.

Quem pode ser atendido no CAPS infantil?

É um serviço público de saúde que atende crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) ou sofrimento psíquico decorrente do uso de substâncias psicoativas (até 15 anos, 11 meses e 29 dias).
Em cache

Como funciona o atendimento no CAPS infantil?

O atendimento nas unidades dos CAPSi ocorre por meio de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Saúde e Rede Intersetorial (educação, assistência social, justiça). Para o primeiro atendimento é indicado que o paciente esteja preferencialmente acompanhado de familiar ou responsável legal.

Como solicitar atendimento CAPS?

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.
Em cache

Qual o público do CAPS infantil?

Serviço de Saúde Mental destinado a crianças e adolescentes com até 18 anos incompletos, que fazem uso de substâncias psicoativas.

O que é acolhimento no CAPS Infantil?

Já a Unidade de Acolhimento Infantil tem como objetivo acolher crianças e adolescentes em uso problemático de álcool e outras drogas. Essa unidade é voltada aos jovens que estão em tratamento nos Caps AD (álcool e drogas), no infantojuvenil Recriar e no “Amigo Jovem”.

O que o CAPS infantil oferece?

Atua de forma territorial, seja em situações de crise, seja nos processos de reabilitação psicossocial. Os CAPS são serviços estratégicos para agenciar e ampliar as ações de saúde mental e contra os efeitos do uso de álcool e outras drogas.

Precisa pagar para ser atendido no CAPS?

Os CAPS atendem à população de maneira gratuita e universal de acordo com os fluxos estabelecidos entre eles e todos os outros dispositivos assistenciais da rede de atenção psicossocial.

Quem faz o encaminhamento para o CAPS?

É responsabilidade do médico assistente tomar a decisão e orientar o encaminhamento para o serviço apropriado, conforme sua avaliação.

Quando o paciente é encaminhado para o CAPS?

Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

Como é feita a triagem do CAPS?

Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.

Quais casos o CAPS atende?

Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

Qual o papel do psicólogo no CAPS Infantil?

O profissional psicólogo possui um amplo espectro de atuação no CAPSi e dentre as linhas está a construção de práticas que favoreçam processos de subjetivação para que o sujeito tenha oportunidade de se (re)posicionar frente a si e ao mundo.

Pode ir direto no CAPS?

Geralmente, os pacientes são encaminhados aos Centros por hospitais, postos de saúde, escolas ou até mesmo pelo poder judiciário, mas isso não impede que uma pessoa busque atendimento direto nos CAPS.

Precisa de encaminhamento para ir no CAPS?

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

Como fazer para internar uma pessoa no CAPS?

A internação psiquiátrica deve ser realizada apenas sobre apresentação de laudo médico que comprove a necessidade do tratamento para aquela pessoa, a internação pode ser realizada em três formas: voluntária, involuntária e compulsória.

Quem deve ser encaminhado para o CAPS?

Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e o Caps é o lugar indicado para seu acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.