Como conjugar verbo com tu?

Como conjugar o verbo eu tu?

Indicativo

  1. Presente. eusou. tués. eleé nóssomos. …
  2. Pretérito Imperfeito. euera. tueras. eleera. nóséramos. …
  3. Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. …
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. …
  5. Futuro do Presente. euserei. tuserás. eleserá nósseremos. …
  6. Futuro do Pretérito. euseria. tuserias. eleseria. nósseríamos.

Como conjugar o verbo tu no presente?

Terminações do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. …
  3. ª conjugação (-ir)

Quais são as 4 conjugações verbais?

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Que tu tenha ou tenhas?

ter

que eu tenha
que tu tenhas
que ele, ela, você tenha
que nós tenhamos
que vós tenhais

Quando usar eu e tu?

A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós). Situação idêntica acontece com o pronome “tu”, que também deve ser anteposto aos outros: tu e ele = vós (2. ª pessoa).

Quais são os pronomes eu tu?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);

Qual é a conjugação do verbo?

Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Como se conjuga o verbo feder?

Pode ser pronunciada de forma fechada (ê): eu fedo, que ele feda, não fedam vocês,… Pode também ser pronunciada de forma aberta (é): ele fede, eles fedem, fede tu,…

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

Quais os 5 tipos de verbos?

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. – Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. – Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Quando devo usar tu?

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.

O que substitui o pronome tu?

Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”.

Qual o plural de Tu?

2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Qual é mais formal Tu ou você?

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Para quem devemos usar o pronome tu?

O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas.

Quais são os verbos da 3 conjugação?

Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,… Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações. Diferente do que acontece nos verbos regulares, eles não obedecem a um modelo de conjugação.

Qual é o certo eu FEDO?

feder

eu fedo
tu fedes
ele, ela, você fede
nós fedemos
vós fedeis

Qual é o certo eu não FEDO?

Nesse grupo, entram verbos como: falir, florir, reaver, precaver e adequar. Significa que formas como “eu abolo”, “eu fedo”, “eu coloro” ou “eu explodo”, embora algumas sejam usuais na linguagem coloquial, não são aceitas pela gramática normativa.