Como calcular o valor da constante elástica?

Como calcular a constante elástica?

Após identificarmos o valor nominal da força elástica, que é de 200 N, basta aplicarmos a fórmula Fe = k x X para acharmos a constante elástica k de cada mola: Por último, aplicamos a fórmula da força elástica isolando a constante elástica. Lembre-se de passar a deformação da mola de centímetros para metros.
Em cache

Qual o valor da constante elástica k?

O valor da constante elástica da mola depende do material de que ela é formada. A equação que representa a lei de Hooke. Para calcular o valor de K, g =10 m/s².
Em cache

Qual é a constante elástica?

A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).
Em cache

O que é a constante elástica de uma mola?

Em que F é o módulo de F e k uma constante que depende do material de que é feita a mola, bem como de sua espessura, tamanho e outros fatores, e é denominada constante elástica da mola. Associando-se duas molas, a constante elástica do conjunto passa a ter outro valor que depende da maneira como foi feita a associação.

Como calcular a lei de Hooke?

Fórmula da Lei de Hooke

Obs: A variação da deformação sofrida Δl = L – L0, pode ser indicada por x. Note que L é o comprimento final da mola e L0, o comprimento inicial.

Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25?

Energia potencial elástica

Onde: E = energia potencial elástica = 25J. k = constante elástica, que será calculada em N/m. x = deformação da mola = 7,5 cm = 7,5 x 10⁻² m.

O que é uma constante K?

A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois ele depende do meio em que os corpos estão imersos. Quanto maior for o valor da constante eletrostática, maior será a força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.

Como calcular a Lei de Hooke?

Fórmula da Lei de Hooke

Obs: A variação da deformação sofrida Δl = L – L0, pode ser indicada por x. Note que L é o comprimento final da mola e L0, o comprimento inicial.

Como calcular a deformação?

  1. Deformação (ε) = (L- L0)/ L0.
  2. Tensão (σ) = F/A.
  3. Comprimento final, L, (mm).
  4. Força (N)
  5. X.
  6. X.

Qual a constante elástica da mola em N m?

Vamos calcular a constante elástica da mola com a lei de Hooke. Com base no resultado obtido, descobrimos que a constante elástica da mola é igual a 2000 N/m, logo a alternativa correta é a letra D.

Qual a fórmula da deformação?

Os diagramas tensão-deformação (σ x ε) são obtidos através de ensaio de tração ou compressão, onde é aplicada uma força crescente num corpo de prova e medido o seu alongamento para diversas etapas do carregamento. As tensões são determinadas pela relação Fi/A = σi e as deformações por ∆li/l = σi.

Qual a unidade da constante elástica de uma mola no si?

k: constante elástica. X: deformação sofrida, uma variável independente. Segundo o Sistema Internacional (SI), a força (F) é medida em Newton (N), a constante elástica (K) em Newton por metro (N/m) e a variável (X) em metros (m).

Como podemos determinar a constante elástica de uma mola?

A inclinação k da reta, medida com k = ΔF/Δx, é chamada de constante elástica da mola.

Como calcular K em Cinetica química?

v = K [A]x.[B]y

Fatores que afetam a velocidade de uma reação química.

Como calcular o KC E o KP?

A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.

O que diz a lei de Hooke?

Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto. De acordo com a lei de Hooke, a força elástica apresenta módulo igual à força que é aplicada sobre a mola.

Como calcular N de mola?

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

Qual é a unidade da constante K No si?

As unidades da constante de velocidade, k, dependem da ordem geral da reação. As unidades de k para uma reação de ordem zero são M/s, as unidades de k para uma reação de primeira ordem são 1/s, e as unidades de k para uma reação de segunda ordem são 1/(M·s).