Como calcular o fator de utilização?

O que é um fator de utilização?

➢Fator de Utilização: É o fator pelo qual deve ser multiplicada a potência nominal do aparelho para se obter a potência média absorvida pelo mesmo, nas condições de utilização.

O que é fator de utilização de lâmpadas?

O fator de utilização de lâmpadas é um dado que diz respeito ao desempenho que aquela luminária possui frente às refletâncias do ambiente. Essa informação é fornecida pelo fabricante. Dessa forma, ele é um dos componentes do cálculo luminotécnico, de extrema importância para o planejamento de uma iluminação eficiente.
Em cache

Como calcular o RCR?

RCR = [5 x h x (L + C)] / (L x C), onde: h = pé-direito – altura do plano de trabalho; L = largura do ambiente; C = comprimento do ambiente.

Como descobrir o fator de manutenção?

Suponha que você tenha implementado na sua empresa um sistema que deprecia 30% ao longo da vida. Pode-se dizer que o seu fator de manutenção seria de 0,70, de acordo com o seguinte cálculo: Fator de manutenção = 1 – depreciação esperada. Fator de manutenção = 1 – 0,30 = 0,70.

Como calcular a quantidade de lúmens?

O cálculo de Lúmens para cada espaço

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413).

O que é um Qgf?

Costuma ser denominado de Quadro Geral de Força (QGF) o quadro de distribuição geral que contém os componentes projetados para seccionamento, proteção e medição de circuitos de distribuição, ou em alguns casos, de circuitos terminais.

Como calcular o fator de potência de uma lâmpada?

Para fazermos o cálculo do fator de potência da instalação utilizamos a seguinte relação: Triângulo das potências aparente, ativa e reativa. Deste modo, obtendo a razão entre a potência ativa e a potência aparente encontramos o valor do fator de potência da instalação.

Qual o fator de potência para lâmpadas LED?

Desta omissão pode-se entender que o fator de potência deve estar entre os limites: -0,7<FP<0,7 para P>5W; -0,92<FP<0,92 para P>25W e tubulares.

O que é RCR em iluminação?

O RCR corresponde às dimensões de um espaço fechado (comprimento, largura, altura), determinando os efeitos do coeficiente global de utilização de uma luminária dentro dele.

Como calcular o lux?

Lux é a intensidade luminosa (iluminância) por unidade de área (m²). É igual à quantidade de lúmen por metro quadrado (lx = lm / m²).

O que é o fator de depreciação?

O fator de depreciação (ou de manutenção), conforme já citamos, é o número que nasce da relação entre o fluxo emitido da fonte de luz no fim do período de manutenção da luminária e o fluxo luminoso inicial desta mesma luminária. Ele é importante para ser considerado no dimensionamento dos sistemas de iluminação.

Como calcular lux e lúmens?

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Quanto ilumina 2.000 lúmens?

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

O que é fator de demanda NBR 5410?

O fator de demanda nada mais é do que um número, basicamente um constante, sempre menor do que 1, que a concessionária de energia adota para alguns tipos de cargas com o objetivo de auxiliar no dimensionamento das instalações elétricas.

O que é o fator de carga?

De acordo com a Resolução a Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o fator de carga é definido como a razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado.

Como calcular FP?

FP = Cos Ⲫ = KW / KVA

  1. FP é o Fator de Potência;
  2. Cos Ⲫ é o Cosseno do ângulo fi;
  3. KW é a potência ativa;
  4. e KVA é a potência aparente, que é a soma da potência ativa e reativa.

Como calcular o fator de potência?

Como medir o fator de potência

Basta conectá-lo em uma tomada elétrica, e ligar nele o equipamento que queremos medir o consumo, respeitando o limite de potência. Através de um display LCD é possível medir diversos parâmetros como a potência aparente, potência real e fator de potência em tempo real.

Como calcular a iluminação?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.