Quando devo fazer exame de prolactina?

Qual melhor período para fazer exame de prolactina?

Existem algumas recomendações, apesar do jejum estar fora delas, para realizar o exame. Praticamente todas são para mulheres. Então, ao realizar o exame é necessário que você esclareça sobre o seu período menstrual.
Em cache

Quem deve fazer exame de prolactina?

Aumento de Prolactina Causado por Medicação

Mulheres que querem engravidar devem verificar seus níveis de prolactina. Esse exame é muito importante em baterias de testes antes de engravidar, pois podem atrapalhar os demais hormônios necessários para engravidar.

Quando a prolactina é preocupante?

É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).
Em cache

Quando coletar prolactina?

A prolactina é segregada pela hipófise anterior, sendo necessária, na mulher, para o normal desenvolvimento das mamas e para a amamentação. Níveis elevados de PRL podem ser detectados durante a oitava semana de gravidez, continuando a crescer no decorrer da gestação.

Quais os sintomas do aumento da prolactina?

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?

  • Infertilidade;
  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

O que não pode fazer antes do exame de prolactina?

Exame: Dosagem de Prolactina

Jejum alimentar de 8 horas. Não fazer exercício físico intenso um dia antes da coleta de sangue. Descansar 30 minutos antes da coleta.

Porque pedir prolactina?

O exame vai ser importante para o médico avaliar anormalidades hipotalâmicas, tumores hipofisários, e serve para estudar os motivos de infertilidade, e ausência regular de menstruação, produção de leite nas mamas sem estar em período de lactação também nos homens.

O que faz a prolactina ficar alta?

Uma parte dos casos de hiperprolactinemia ocorre em virtude do aparecimento de um tumor na região da hipófise. Essa massa tem a capacidade de produzir prolactina e, por isso, é denominada de prolactinoma. Além disso, a segunda principal causa está associada ao efeito de alguns fármacos e medicamentos.

Como saber se a prolactina está normal?

Assim, para diagnosticar a prolactina alta deve-se realizar um exame de sangue com dosagem desse hormônio, sendo que o valor de referência padrão da maioria dos laboratórios para mulheres adultas não gestantes nem lactantes é de 25 ng/ml.

O que acontece quando a prolactina está alta?

Quais os efeitos da prolactina alta? A prolactina alta ou hiperprolactinemia pode ter efeitos prejudiciais em homens e mulheres. Um desses efeitos é a chamada galactorreia, quadro em que o indivíduo tem um fluxo excessivo de leite. Essa condição atinge mulheres fora do período de amamentação e também homens.

O que faz desregular a prolactina?

Aumento dos níveis de prolactina pode ser causada por tumores pituitários, doença do hipotálamo, hipotiroidismo, exercício (por isso o repouso antes da coleta do sangue é indicado), também o stress, alimentação e várias medicações (fenotiazina e metoclopramida, por exemplo).

Qual é a função do hormônio prolactina?

​​​Você já ouviu falar em prolactina? Esse é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na região inferior do cérebro. Entre as principais funções dessa substância está o estímulo para a produção de leite nas gestantes, possibilitando, assim, que aconteça a amamentação.

O que acontece se não tratar a prolactina?

É possível citar ainda como efeitos negativos da prolactina alta a diminuição da libido, impotência no homem, alteração do ciclo menstrual, diminuição da lubrificação vaginal, infertilidade feminina e masculina e redução do volume do sêmen ejaculado.

O que indica o exame de prolactina?

A prolactina é um hormônio produzido na hipófise que atua diretamente nas mama, fazendo com que elas aumentem de tamanho e também estimulando a produção de leite no caso de pacientes que estão gestantes ou no puerpério. Este exame não necessita de agendamento.

Por que a prolactina sobe?

Prolactina alta

Geralmente, a condição é causada por doenças da parede torácica, uso de medicamentos, estresse e doenças no sistema nervoso. Nas mulheres, os fatores causais mais comuns são a gravidez, Síndrome do Ovário Policístico e excesso de estímulos nos mamilos.

Quais são os sintomas da prolactina alta?

Assim, a sintomatologia causada pela prolactina alta é bem diversa, podendo incluir galactorreia (produção excessiva de leite nas mamas), alterações no ciclo menstrual, diminuição da libido, dificuldades para engravidar e abortos recorrentes.

O que não fazer antes do exame de prolactina?

Exame: Dosagem de Prolactina

Não fazer exercício físico intenso um dia antes da coleta de sangue. Descansar 30 minutos antes da coleta.

O que causa aumento de prolactina?

A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de 35 à 600 ng/mL.