Quando e onde se desenvolveu a civilização cretense?

Onde se desenvolveu a civilização cretense?

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.
Em cache

Qual a capital da civilização cretense?

Além disso, desenvolveram um tipo de escrita, conhecido como Linear A, e destacaram-se por suas obras de arte e pela construção de grandiosos palácios, como de Cnossos, cidade que era capital da civilização cretense.
Em cache

Quem era a civilização cretense?

Os cretenses foram um povo que habitou a ilha de Creta, atual Grécia, e formou uma das grandes civilizações da Antiguidade, a chamada civilização cretense ou civilização minoica. Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então.
Em cache

Como era a civilização cretense?

Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.
Em cache

Onde se desenvolveu a civilização micênica?

Os micênicos constituíram grandes cidades na Grécia continental e, entre elas, destacaram-se: Pilos, Tirinto, Argos. A grande cidade micênica, porém, era Micenas, localizada na Península do Peloponeso, que era caracterizada como extremamente fortificada.

Quais são as principais características da civilização cretense?

A civilização cretense ficou marcada pela construção de grandes palácios reais, como o Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Máfia. Era um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. Podemos destacar como principais divindades, figuras femininas ligadas à fertilidade.

Qual é a religião dos cretenses?

religião minoica

– Possuíam uma religião politeísta (vários deuses e deusas). As principais divindades eram figuras femininas ligadas, principalmente, à fertilidade. Portanto, podemos dizer que era uma religião matriarcal. Desta forma, a religião minoica se baseava no culto da Grande Mãe, representante da fertilidade e da terra.

Onde se desenvolveu a civilização grega?

A Grécia Antiga foi uma civilização que se desenvolveu no sul da Europa, mais precisamente na Península Balcânica, estendendo-se pela Península do Peloponeso e por diversos locais ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

Qual o fim da civilização cretense?

Após a invasão dos aqueus e dos dórios, a civilização cretense desapareceu para, anos mais tarde, dar lugar ao antigo Mundo Grego. Ao contemplarmos alguns traços da cultura helênica percebemos em que medida os gregos foram influenciados por essa antiga civilização.

Qual foi a principal atividade da civilização cretense?

Resposta. – Economia baseada, principalmente, no comércio marítimo. Havia também a prática da agricultura, principalmente o cultivo de uvas, azeitonas e trigo.

Qual era a principal atividade econômica de Creta?

Dentre os principais produtos comercializados por eles eram joias, tecidos, armas, e objetos de bronze. Podemos observar três periodos em sua historia. O primeiro é a Civilização Egeia, que trata dos primeiros habitantes da ilha de creta que se dedicavam a agricultura e ao pastoreiro.

O que os cretenses exportavam?

A ascenção da civilização cretense deu-se por volta de 2000 a.C. e se estendeu até 1200 a.C. Sua economia baseava-se no artesanato e no comércio marítimo. Os cretences exportavam objetos de cerâmica, jóias, vinho e azeite e importavam ouro, estanho, tecidos e marfim.

Onde e quando iniciou a civilização grega?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Quem derrotou os cretenses?

Os aqueus representavam uma civilização muito belicosa que, aos poucos, foi conquistando diversos locais. Assim, conquistaram a ilha de Creta invadindo a cidade de Cnossos e derrotaram a cidade de Troia.

Como ficaram conhecidos os cretenses?

Os cretenses formaram uma grande civilização na ilha de Creta, por volta de 2000 a.C., e ficaram conhecidos pelo alcance de seu comércio marítimo. A ilha de Creta abrigou a civilização cretense, também conhecida como civilização minoica, considerada pelos historiadores uma das precursoras do povo grego.

Quais as principais características de Creta?

Creta é uma ilha localizada no Mar Egeu ao sul da Grécia e foi nela que se desenvolveu a civilização minoica. Creta é a maior ilha localizada ao sul da Grécia, no mar Egeu. Possui um litoral muito recortado, fator que favoreceu o desenvolvimento de portos e de atividades ligadas ao comércio marítimo.

Qual é a cultura e a economia cretense?

– Os cretenses destacaram-se no comércio marítimo, principalmente com ilhas próximas e com a Grécia continental. Exportavam azeite, objetos de cerâmica, joias, lã e artigos de metal. Portanto, a economia de Creta era baseada quase que exclusivamente nas atividades marítimas.

Qual a importância da civilização cretense para os gregos?

Qual a importância da ilha de Creta? Os primeiros indícios de civilização na ilha remontam a mais de 6 mil anos: também conhecida como Civilização Minoica, a Civilização Cretense é considerada uma das mais antigas da Europa, verdadeiro berço do povo grego.