Quando foi oficializado o Território Federal do Amapá?

Quando o Amapá se tornou território federal?

A região, que hoje equivale ao atual Estado do Amapá, foi desmembrada do estado do Pará em 1943 durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira, foi elevado à categoria de Estado.

Quem criou o Território do Amapá?

O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A região foi desmembrada do estado do Pará. O Amapá foi elevado à condição de Estado, na Constituição de 1988.

Foi o primeiro interventor do Território Federal do Amapá?

Buscaremos entender como a política do Estado Novo para a Amazônia chegou ao Amapá por meio da constituição do TFA e da nomeação do primeiro interventor, Janary Gentil Nunes.Na seção seguinte, temos o intuito de apresentar como ocorreu a descoberta, a prospecção e o processo de licitação das jazidas amapaenses.

Quais os motivos que levaram o Brasil a criar o Território Federal do Amapá?

Havia uma estratégia de ocupação do Norte do Brasil, pois as áreas eram amplas demais para serem administradas por um único chefe de estado. A criação do Território seria uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá visando à lógica da Segunda Guerra.

Qual foi o motivo da origem do território amapaense?

A criação do Território no dia 13 de Setembro de 1943, foi uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá, através do Decreto-lei nº 5.812 realizado pelo então presidente Getúlio Vargas, na qual visava à lógica da Segunda Guerra.

Qual foi o primeiro nome do Estado do Amapá?

A área onde se situa o Amapá, no entanto, teve sua primeira ocupação por parte dos colonizadores portugueses ainda no século XVII. Em 1637, sob o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, o território foi cedido ao bispo português Bento Manuel Parente.

Qual foi o primeiro nome do Amapá?

De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938 recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939 volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.

Quando os territórios viraram estados?

Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, as Províncias passaram a ser identificadas como Estados. Apenas uma nova unidade federativa foi criada, em 1903, o Território do Acre, par4a dar solução ao problema decorrente da compra da área que pertencia à Bolívia.

Para que foi criado o Território Federal?

Os territórios federais, no período varguista (1930-1945), foram criados com os seguintes objetivos: defesa nacional; povoar as regiões de fronteira do Brasil; sanear as áreas longínquas do país; e instruir a população brasileira aos moldes dos grandes centros políticos, sociais e econômicos.

Quantos anos tem o Estado do Amapá?

O Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano. Seu primeiro governador tomou posse em 1990.

Qual a cidade mais antiga do Estado do Amapá?

São José de Macapá

A Vila de São José de Macapá, fundada em 04 de fevereiro 1758 na margem esquerda do Rio Amazonas, já abrigava uma comunidade de colonos portugueses de origem açoriana, instalada na região em 1752.

Qual é o maior município do Estado do Amapá?

Macapá: 6.502,12 Km² Mazagão: 13.130,98 Km² Oiapoque: 22.625,29 Km²

Qual é o significado da palavra Macapá?

“O nome Macapá vem do Tupi, que significa terra ou lugar de bacabas.

Quais territórios foram transformados em estados em 1988?

Com o advento da Constituição Federal de 1988, os Territórios de Roraima e do Amapá foram transformados em Estados, por força do disposto no § 2° do art. 14, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.

Quais são os três territórios do Brasil?

A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.

Quais são os 5 territórios do Brasil?

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

Quais eram os 4 territórios do Brasil?

Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial o governo decidiu desmembrar seis territórios em regiões estratégicas da fronteira do país para administrá-los diretamente como Territórios Federais: Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã, Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Qual o primeiro nome do Estado do Amapá?

De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938 recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939 volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.