Quando se usa a vírgula no MAS?

Quando não usar vírgula antes do MAS?

O uso da vírgula antes do mas é facultativo quando a conjunção mas assume um valor aditivo, podendo ser usada ou não a vírgula antes de mas: Ele não era só elegante mas também bem simpático. Meu sobrinho não só me enganou mas também roubou meu dinheiro. Não só a mãe mas também o pai ficaram desesperados com a situação.
Em cache

Como usar a palavra mas?

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Quando usar a conjunção mas?

A palavra “mas” pode ser usada em dois contextos: como conjunção adversativa ou como substantivo. A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição. Veja: Ela não tinha medo, mas era cautelosa.

Quando se deve usar a vírgula?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Em cache

Onde fica a vírgula na frase?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Pode usar Mas no início da frase?

Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

O que colocar no lugar de MAS?

As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.

Qual a diferença entre Mas e mais exemplos?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Tem vírgula depois de boa tarde?

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Tem vírgula depois de enfim?

OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Quem me conhece sabe onde tem vírgula?

Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.

Tem vírgula depois de por isso?

3ª. – A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Tem vírgula depois de portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Como usar a vírgula antes ou depois do e?

Vírgula antes e depois do e

A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase.

Qual é a função da palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Foi longe demais ou de mais?

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Qual é o significado da palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Onde vai a vírgula no Bom dia?

Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar). Nas quatro frase apresentadas, há vocativo: . A) Bom dia, caros ouvintes!