Quando se conjuga o infinitivo?

Quando se usa o verbo no infinitivo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.
Em cache

Como saber se o verbo está no infinitivo?

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.
Em cache

Quando flexionar o verbo no infinitivo?

Flexiona-se o infinitivo quando o seu sujeito e o do verbo principal são diferentes: Acreditamos todos (nós) serem os candidatos (eles) muito bons. / Peço-lhes (eu) o favor de não chegarem (vocês) atrasados. / Convém saírem vocês primeiro. / O chefe julgava estarem seus empregados superados.

Como identificar o infinitivo pessoal?

O infinitivo pessoal, em suma, se refere a uma pessoa (sujeito) e, assim, varia em número e pessoa. Exemplo: O jeito é eu fazer o que a mãe pediu. É muito importante nos espreguiçarmos quando acordamos.
Em cacheSemelhantes

Como saber a conjugação de um verbo?

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Precisam ir ou irem?

As duas palavras existem e estão corretas. São formas conjugadas do verbo ir: Ir é o infinitivo impessoal (não flexionado); Irem é o infinitivo pessoal (flexionado).

Como conjugar o verbo dizer no infinitivo?

A forma no infinitivo dizer é frequentemente confundida com a forma disser, conjugada no futuro do subjuntivo: quando eu disser, quando ele disser. No infinitivo: Será que ele vai dizer a verdade? No futuro do subjuntivo: Quando ele disser a verdade, nós saberemos.

Qual é o infinitivo do verbo foi?

ConjugaçãoEditar

Formas impessoais
Infinitivo a foi foire
Gerúndio foind
Particípio foit

O que é verbo no infinitivo exemplos?

O Infinitivo é uma das três formas nominais. Sua característica é representar o verbo em si, a ação que é expressada. Ele é o próprio nome do verbo e sua marca é estar terminado em “AR”, “ER” ou “IR”.

O que é infinitivo exemplo?

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Como conjugar verbos no infinitivo?

Terminações do infinitivo pessoal

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. …
  3. ª conjugação (-ir)

Quais são as 4 conjugações verbais?

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Quais são os verbos no infinitivo?

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

Faz dois meses ou fazem dois meses?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Qual o infinitivo de Disse?

Verbo dizer – Verbo irregular da 2ª conjugação

Infinitivo impessoal Infinitivo pessoal Particípio
dizer dizer dizeres dizer dizermos dizerdes dizerem dito

Como identificar a conjugação de um verbo?

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Vai IR é certo?

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).

Qual é o certo ia ou iria?

Iria” está no futuro do pretérito do indicativo e indica uma ação condicionada a outra, sendo consequente a essa. Já “ia” está no pretérito imperfeito do indicativo e indica uma ação com duração no passado.