Quando se deve utilizar a vírgula?

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Em cache

Quando usar a vírgula depois do que?

Ex.: Quero, diga ele o que diga, que esclareças tudo. 6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Como usar a vírgula em uma frase?

A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.

Tem vírgula antes de por quê?

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula.

Onde vai a vírgula no MAS?

O posicionamento da vírgula em relação ao vocábulo “mas” está diretamente relacionado com a função que ele exerce na frase. A vírgula precede o "mas" quando ele indica oposição de ideias ou adição. No entanto, ela é utilizada depois do "mas" quando ele introduz orações intercaladas.

Quem me conhece sabe onde tem vírgula?

Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Quando usar vírgula antes do porquê?

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.

Como usar a vírgula antes ou depois do e?

Vírgula antes e depois do e

A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase.

Pode usar vírgula antes do não?

Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.

Como fazer uma frase com vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Onde vai vírgula no texto?

Usos da vírgula

  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. …
  4. Para separar orações independentes.

Como por exemplo onde colocar vírgula?

8ª. – A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso…): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”

Tem vírgula antes de como por exemplo?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Tem vírgula entre parabéns fulano?

Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido! É importante atentar para a colocação apropriada do vocativo, porquanto o termo é utilizado nas comunicações oficiais, e-mails institucionais e até mesmo nas peças jurídicas.

Quando usar a vírgula antes e depois do e?

A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase. Exemplos: Franco jogava videogame, distraído, e, quando a campainha tocou, tomou um susto. De manhã comi um doce de leite, que estava bem gostoso, e, depois do almoço, preferi uma fruta.

Como treinar o uso da vírgula?

Como usar a vírgula

  1. Para enumerar. …
  2. Antes das orações introduzidas por orações adversativas. …
  3. Para marcar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. …
  4. Para separar o aposto. …
  5. Para separar o vocativo. …
  6. Para separar orações adjetivas explicativas. …
  7. Para indicar a supressão do verbo. …
  8. Antes do “e”