Quando se usa o trema?

Quando usar o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Em cacheSemelhantes

Porque não usamos mais trema?

Além do mais, o uso do tremanão era consenso entre os países lusófonos, sendo mais usado no Brasil. Com a vinda do acordo ortográfico e a unificação da grafia optou-se por retirá-lo ao invés de implementá-lo nos demais países, deixando a escrita mais simples e afetando apenas a forma de escrever dos brasileiros.

Quais palavras tem trema?

Palavras que recebiam trema: agüentar, argüir, argüição, averigüemos, apazigüemos, bilíngüe, cinqüenta, conseqüência, conseqüente, delinqüência, delinqüente, deságüe, enxágüe, freqüência, freqüente, lingüiça, pingüim, qüinquagésimo, qüinqüênio, qüinqüenal, sagüi, seqüência, seqüestro, tranqüilo…
Em cache

Quais palavras perderam o trema?

Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.
Em cache

Quando o trema foi abolido no Brasil?

No Brasil, foi abolido em termos como saudade desde 1971, persistindo nos digramas gu e qu quando o u se pronuncia. O Vocabulário recente da Academia Brasileira continua a registar o trema nestes vocábulos.

O que significa trema na língua portuguesa?

Significado de Trema

substantivo masculino [Gramática] Sinal composto de dois pontos que, colocado sobre uma vogal, modifica sua pronúncia.

O quê trema foi abolido da língua portuguesa?

Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas. … Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente.

Quando o trema saiu da língua portuguesa?

Desde já, obrigada! O novo acordo ortográfico para a língua portuguesa (assinado em 1990 por sete países da lusofonia) aboliu definitivamente o trema na língua.

O que mudou na ortografia 2023?

Vale ressaltar que após o Novo Acordo Ortográfico, sofreu uma alteração onde foram incluídas as letras “K, “W” e “Y”. Assim, as letras oficiais do Alfabeto passaram de 23 para 26.

Como é o sinal trema?

Trema ( ¨ )

Tal sinal gráfico, desde que a Nova Reforma Ortográfica entrou em vigor, foi totalmente abolido dos grupos silábicos representados por “que”, “qui', “gue” e “gui”. Entretanto, sua permanência ainda incide sobre os nomes próprios e seus derivados.

Qual o som de Ë?

Sua pronúncia é a de um О palatalizado (/jo/,/jo/), mas quando seguida de uma consoante fricativa pós-alveolar, como je (ж), tche (ч), sha (ш) e shcha (щ), sua pronúncia é apenas [o]. A sílaba na qual esta letra está presente é sempre uma sílaba tônica.

Quando acabou o trema?

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Porque voo não tem mais acento?

De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

O que é trema em português?

1. [ Gramática ] Sinal ortográfico (¨) que se sobrepõe a certas vogais, usado em português em derivados de palavras estrangeiras (ex.: mülleriano).

Qual é o correto micro ônibus ou Micro-ônibus?

Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.

Em que ano o trema foi abolido?

29 de setembro de 2008

Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 – e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema – foi posto em vigor através do Decreto 6.583/2008, com a implementação de um prazo de transição de quatro anos, entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

O que é crase e trema?

A crase, outra vez. TREMA: É um sinal ortográfico de separação. No Brasil, é obrigatório o trema nos grupos gu e qu, seguidos de e ou de i, quando o u se pronuncia (ex.: freqüente, lingüista). Em Portugal, o trema foi banido desde 1945, e só é aceitável em palavras derivadas de nomes estrangeiros (ex.: mülleriano).

Quando surgiu o trema?

A Trema surgiu em 1988, para atender, então, a uma demanda de mercado na formação e /ou aperfeiçoamento de pessoal, nas áreas de manutenção e operação de equipamentos móveis de construção.