Quando usar bastante e bastantes?

Quando usamos bastante e bastantes?

Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Em cache

É bastante vezes ou bastantes vezes?

Bastante pode ser adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, modifica o substantivo e se flexiona em número (motivos bastantes, bastantes vezes). O advérbio é invariável (comer bastante, bastante caros, bastante tarde). Na dúvida, substitua bastante por muito.

O que é bastantes?

Bastantes é o plural de bastante. O mesmo que: capazes, necessários, precisos, suficientes.

Quando flexionar o bastante?

A palavra "bastante" pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos(as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado.
Em cacheSemelhantes

Qual é a concordância da palavra bastantes?

Bastante / Bastantes

Quando é advérbio, ou seja, modifica adjetivo, verbo ou outro advérbio, a palavra bastante é invariável.

Qual é o plural de bastante?

O especialista deixa uma dica: “Se eu posso trocar 'bastantes' por 'muitos', 'muitas', 'suficientes', eu acertei, é 'bastantes' mesmo.

Quando o bastante varia?

Bastante parece invariável, mas há usos em que a flexão plural será obrigatória. Bastante vem do verbo bastar, por isso, o sentido original nos remete a algo como suficiente. Outro uso é como sinônimo de muito. Com isso, estabelecemos as trocas: bastante = suficiente ou bastante = muito.

Qual é a concordância da palavra bastante?

Bastante / Bastantes

Quando é advérbio, ou seja, modifica adjetivo, verbo ou outro advérbio, a palavra bastante é invariável.