Quando um grafo é simples?

Quando um grafo é regular?

Grafo Regular – um grafo é regular, quando todos os seus vértices tem o mesmo grau. Ou seja, ele é r-regular.
Em cache

Quais são os tipos de grafos?

Grafo nulo é o grafo cujo conjunto de vértices é vazio. Grafo vazio é o grafo cujo conjunto de arestas é vazio. Grafo trivial é o grafo que possui apenas um vértice e nenhuma aresta. Grafo regular é um grafo em que todos os vértices tem o mesmo grau.

Como saber se um grafo é cíclico?

Um ciclo (= cycle) em um grafo é um caminho fechado. (Portanto, todo ciclo tem comprimento maior que 1 e não tem arcos repetidos.) Dizemos que um arco v-w pertence a um dado ciclo (ou que o ciclo passa pelo arco) se o vértice w é o sucessor de v no ciclo.
Em cache

Como saber se um grafo é direcionado?

Quando associamos sentido às arestas do grafo temos um grafo direcionado ou digrafo.

Qual a principal diferença entre um grafo é um digrafo?

Digrafos são objetos mais gerais que grafos. Num certo sentido, digrafos são objetos mais naturais que grafos. [A palavra digrafo é um neologismo feio mas útil. Cuidado: escrever dígrafo , com acento, não faz o menor sentido.]

Como saber o grau de um grafo?

O grau dG(v) (ou d(v)) do vértice v em G é o número de vértices adjacentes a v, isto é, d(v) = |N(v)|.

Qual a melhor definição de grau de um grafo?

é denotado. O grau máximo de um grafo G, denotado por Δ(G), e o grau mínimo de um grafo, denotado por δ(G), são os graus máximos e mínimos de seus vértices. No grafo à direita, o grau máximo é 3 e o mínimo é 0.

Quando é que um grafo e euleriano?

Um grafo conexo G(V,A) é euleriano se, e somente se, o grau de cada vértice de G é par. Seja T um trajeto euleriano fechado de G. Cada vez que um vértice v ocorre no trajeto T, há uma contribuição de duas unidades para o grau de v (uma aresta para chegar a v e outra para sair).

Qual a principal diferença entre um grafo é um Digrafo?

Digrafos são objetos mais gerais que grafos. Num certo sentido, digrafos são objetos mais naturais que grafos. [A palavra digrafo é um neologismo feio mas útil. Cuidado: escrever dígrafo , com acento, não faz o menor sentido.]

O que são grafos não direcionados?

Grafos não-dirigidos

Num grafo não-dirigido, a relação de adjacência é simétrica: um vértice w é adjacente a um vértice v se e somente se v é adjacente a w . (O mesmo se aplica ao sinônimo vizinho de adjacente .)

O que é um grafo não dirigido?

Num grafo nãodirigido, se existe um caminho de um vértice v a um vértice w então também existe um caminho de w para v . Em virtude dessa observação, se dois vértices x e y de um grafo nãodirigido estão ambos no território de um terceiro vértice então existe um caminho x a y .

Quando gu e qu não são dígrafos?

gu – gueixa, sagui, linguiça. qu – aquilo, quarto, queijo. Atenção: Somente serão considerados dígrafos as letras gu e qu quando estiverem seguidas das vogais 'e' ou 'i', representando os fonemas /g/ e /k/.

Quando XC é dígrafo?

O dígrafo xc é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal equivalente a ss. É também um dígrafo separável, encontrando-se convencionado que as consoantes ficam separadas na divisão silábica.

Qual é o grau de fácil?

O grau superlativo dos adjetivos

Adjetivo Superlativo absoluto sintético
dócil docílimo
fácil facílimo
feroz ferocíssimo
feliz felicíssimo

Qual a diferença entre 1 e 2 grau?

A equação de primeiro grau é aquela equação que envolve apenas soma e a subtração de incógnitas. Já a equação de segundo grau é aquela com multiplicação ou divisão entre as incógnitas ou alguma variável elevada à segunda potência (x²).

Quando um grafo é uma árvore?

Uma árvore é um grafo conexo que não possui circuitos. Uma árvore orientada é um digrafo conexo que não possui circuitos ou semi-circuitos. Aplicações: Construção de rodovias, instalação de redes em geral.

Como saber se um grafo e hamiltoniano?

Um grafo G é dito ser hamiltoniano se existe um ciclo em G que contenha todos os seus vértices, sendo que cada vértice só aparece uma vez no ciclo.

Qual é a regra do dígrafo?

Duas letras que juntas representam o mesmo fonema

Dígrafo significa “duas letras” (DI=duas/GRAFO=letra). Na língua portuguesa, quando essas duas letras, juntas na mesma palavra, possuem som de uma letra só quando reproduzidas foneticamente, são chamadas de dígrafo.