Quando usar portanto entre vírgulas?

Quando o Portanto é utilizado entre vírgulas?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Quais conjunções ficam entre vírgulas?

O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).
Em cacheSemelhantes

Como usar a conjunção portanto?

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação.
Em cache

Como usar portanto exemplos?

O que é Portanto:

Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”. Quando utilizada no início de uma oração, atribui ao texto a ideia de conclusão de um pensamento apresentado na oração anterior.

Como por exemplo entre vírgulas?

A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.

Como exemplo entre vírgulas?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Por que usar a vírgula para isolar conjunções como logo Portanto assim?

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou.

O que usar antes de portanto?

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Qual a diferença de portanto junto e portanto separado?

Ambos os termos existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos e devem ser utilizados em diferentes situações. “Portanto”, como visto, consiste numa conjunção conclusiva, já “por tanto” é usado para indicar a ideia de uma quantidade ou valor indeterminado.

Pode usar portanto no final da frase?

O que é Portanto:

Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.

Como usar o Portanto na redação?

Quando você quer indicar uma ideia ou fato como consequência de outro e quer concluir um argumento: Use: portanto, com isso, por isso, logo, assim, dessa forma, tão quanto, tanto quanto, para tal, para tanto. Exemplos: A Lei Maria da Penha fez aumentar o número de mulheres que denunciam seus agressores.

Pode usar portanto na conclusão?

Como fazer a conclusão de uma redação

Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.