Como agendar atendimento na DPU?

Como marcar um atendimento na Defensoria Pública?

Ligar gratuitamente para 0800 773 4340, disponível das 7h às 19h, em dias úteis. Em fins de semana e feriados, a Defensoria Pública de SP presta atendimento a casos urgentes (clique para saber o que é considerado caso urgente).

Qual o número do WhatsApp da DPU?

[55] 61 3318 7617

Para acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário salvar o telefone [55] 61 3318 7617 na agenda telefônica do celular e iniciar uma conversa.
Em cache

Como funciona o atendimento DPU?

Entre outros temas, a DPU auxilia quem precisa de remédios e tratamentos negados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou está com problemas com a Caixa Econômica Federal. Trabalha ainda na proteção de populações vulneráveis e comunidades tradicionais, a exemplo de quilombolas e indígenas, e imigrantes.

Como agendar atendimento na DPU RJ?

Telefone: DDD 21, 2460-5000.
Em cache

Como conseguir um advogado gratuito na Defensoria Pública?

Quem pode solicitar um advogado gratuito? Qualquer cidadão que não tiver condições de arcar com as despesas judiciais pode procurar uma Defensoria Pública. Nela, é solicitado um comprovante de renda familiar e gastos mensais. Geralmente, são aceitas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos.

Quem tem direito a Defensoria Pública gratuita?

Família que tenha pessoa com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento; Família com pessoa idosa ou egressa do sistema prisional, desde que constituída por 4 ou mais membros.

Qual a renda para ser atendido pela DPU?

Não ser proprietário(a), titular, herdeiro(a) ou legatário(a) de bens móveis, imóveis, superior a 180 salários mínimos; Não possuir investimentos financeiros em aplicações superiores a 20 salários mínimos.

Quem pode ser atendido na DPU?

Sabendo as diferenças entre as áreas de atuação, vem a pergunta: quem é elegível para ser atendido pela Defensoria Pública? Via de regra, qualquer pessoa que não tenha condições financeiras para arcar com as despesas com advogados e custas judiciais.

Quais casos a DPU atende?

Geralmente, cuida de casos envolvendo ações previdenciárias, trabalhistas, direitos do estrangeiro, questões tributárias, casos relativos ao Sistema Financeiro de Habitação, alimentação, dívidas de cartões de crédito e cheques especiais, entre outros exemplos.

Qual é o site da DPU?

Você pode encontrar o contato da unidade mais próxima da sua casa em nosso site: www.dpu.def.br. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o auxílio emergencial, acesse www.dpu.def.br/dpucontraocoronavirus/auxilio-emergencial ou www.caixa.gov.br/auxilio para mais informações.

Qual a renda mínima para conseguir advogado gratuito?

Para estar apto a ter um advogado gratuito pela Defensoria Pública, será preciso apresentar a declaração de renda, que normalmente não pode ser superior a três salários mínimos por família.

Qual a renda máxima para conseguir advogado gratuito?

Basicamente, para conseguir um advogado gratuito pela Defensoria é ganhar mensalmente menos de 3 salários mínimos. Podem ser solicitados documentos como carteira de trabalho, holerite, extratos bancários e contas da casa, tanto da pessoa que procurou a Defensoria, quanto de outras que morarem na mesma residência.

Qual o valor da renda para ter direito à justiça gratuita?

De acordo com a nova lei, só teria direito à isenção do pagamento das custas processuais quem recebe salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, ou seja, R$ 2,8 mil. Para quem ganha acima desse valor seria preciso comprovar a insuficiência de recursos.

O que precisa para ser atendido na Defensoria Pública?

Podem ser solicitados documentos como Carteira de Trabalho e holerite, entre outros, para verificação das informações. Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.

O que precisa para ser atendido pela Defensoria Pública?

Podem ser solicitados documentos como Carteira de Trabalho e holerite, entre outros, para verificação das informações. Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.

Qual o valor para ser atendido pela Defensoria Pública?

Segundo o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, o principal critério definidor de hipossuficiência ainda é a renda familiar mensal. Na resolução de 2017, esse valor passou a ser de até R$ 2 mil, corrigido periodicamente pela inflação acumulada. Nas DPEs, esse critério pode variar de acordo com o Estado.

Quem pode ser atendido pela Defensoria Pública da União?

Sabendo as diferenças entre as áreas de atuação, vem a pergunta: quem é elegível para ser atendido pela Defensoria Pública? Via de regra, qualquer pessoa que não tenha condições financeiras para arcar com as despesas com advogados e custas judiciais.

Quem a DPU atende?

Segundo as determinações do órgão, são atendidas demandas em que há risco à vida, risco à liberdade, perda de renda, prazo em curso ou outras em que possam ocorrer perda de direito. Caso o assistido tenha direito ao auxílio emergencial e ele foi negado, ou necessite de informações, é necessário procurar a DPU.