Como acontece o MEtabolIsMo da galactose?

Como ocorre o MEtabolIsMo da galactose?

É hidrolisada em glicose e galactose por ação da lactase da superfície intestinal. Após a absorção, a galactose é metabolizada em glicose 1-fosfato pela ação de três enzimas consecutivas (Figura 1). O defeito em qualquer uma destas enzimas pode causar galactosémia, ie aumento da concentração de galatose no sangue.

Como a galactose e transformada em glicose?

A galactose pode ser convertida em energia entrando na via glicolítica, porque a glicose 1-fosfato é também obtida através da enzima galactose-1-fosfato uridil-transferase.
Em cache

O que acontece com a galactose?

Normalmente, a galactose é transformada em glicose, que pode ser usada na respiração celular, fornecendo energia para as atividades metabólicas. Mas, nos indivíduos portadores do gene mutante, o organismo não sintetiza a enzima (galactose-1-fosfato uridiltransferase) que realiza a conversão entre esses carboidratos.
Em cache

Onde ocorre a galactose?

Galactose é um tipo de açúcar presente no leite, como parte da lactose, e em algumas frutas e verduras. A deficiência de uma determinada enzima pode alterar a decomposição (metabolização) da galactose, que pode dar origem a níveis elevados de galactose no sangue (galactosemia).

Como a galactose é absorvida?

Glicose e galactose são absorvidas por transporte ativo secundário eletrogê- nico mediado pelo cotransportador SGL-T1 da ML que acopla o transporte das hexoses a 2 íons Na+. A frutose é absorvida passivamente pelo GLUT5 na ML.

Qual a enzima que quebra a galactose?

Na galactosemia tipo 1 a deficiência no metabolismo da galactose ocorre pela deficiência da enzima galactose-1-fosfato-uridiltransferase (GALT). Já na galactosemia tipo 2 a deficiência é na atividade da galactoquinase (GALK), enzima responsável por fosforilar a galactose em galactose-1-fosfato.

Qual enzima quebra a galactose?

Lactase

Lactase. A lactase é uma enzima que quebra a lactose em glicose e galactose no intestino delgado.

Qual é a função da galactose?

No organismo, a galactose é obtida a partir da hidrólise da lactose (açúcar natural do leite) e é transformada em glicose. Ela principalmente cumpre função energética, mas também é o principal carboidrato envolvido na formação do antígeno do grupo sanguíneo B.

Quem transporta galactose?

Para a glicose e galactose, está posicionado o transportador SGLT-1, um cotransportador dependente sódio, sendo que isso significa que junto com tais monossacarídeos, esse íon entrará no enterócito. Entretanto, a frutose é transportada por outra proteína, essa conhecida como GLUT-5.

Qual é a origem da galactose?

A espécie humana adquire a galactose inicialmente por meio do leite humano e bovino e de derivados lácteos, por meio da quebra (hidrólise) da lactose (glicose+galactose ligadas por uma ponta β-glicosídica). A galactose livre também é encontrada em vegetais, como banana, maçã, tomate, entre outros.

Quem produz galactose?

A galactose é criada tomando as substâncias naturais encontradas na hemicelulose e processando o composto usando um processo de hidrólise.

Onde a galactose é absorvida?

“Ela é absorvida ao longo da mucosa intestinal, principalmente no jejuno, por meio da atividade da enzima lactase”. Nesse processo, a lactase quebra a lactose (um processo chamado de hidrólise) em dois açúcares mais simples, a glicose e galactose, que podem ser absorvidos pelo organismo.