Como a meningite bacteriana é transmitida?

Qual o meio de transmissão da meningite bacteriana?

Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Em cache

O que leva uma pessoa a ter meningite?

A meningite pode ser provocada por vírus, fungos ou bactérias, sendo a bacteriana a forma mais grave. Por se tratar de uma doença considerada grave, é muito importante procurar atendimento médico em caso de sintomas.

Como prevenir a meningite bacteriana?

A vacinação é a melhor forma de prevenção. Se o indivíduo é vacinado se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite”, afirma Robério Leite, infectologista pediátrico do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará. A primeira vacina contra a meningite é logo ao nascer.

Qual a chance de sobreviver a meningite bacteriana?

Causada por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos, a meningite é uma doença grave que pode deixar sequelas, como danos neurológicos, e até levar à morte. A forma bacteriana é a que costuma resultar em mais complicações para os pacientes. Entre 10 a 12 por cento destes casos são fatais .

Qual o tipo de meningite mais perigosa?

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.

Quem tem meningite tem que ficar isolado?

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos. A contaminação nesse caso acontece quando há contato com as secreções do paciente.

Quais os primeiros sinais da meningite?

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

O que fazer quando se tem contato com alguém com meningite?

No caso de pessoas que tiveram contato com pacientes com meningite por Haemophilus influenzae, a indicação é a quimioprofilaxia, tratamento que consiste na ingestão preventiva de medicamentos prescritos por médico.

Qual idade mais perigosa para meningite?

Crianças, jovens e adolescentes precisam de vacinar contra meningite! Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade.

Quanto tempo leva para a meningite se manifestar?

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

Onde dói quando se tem meningite?

As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação.

Quem tomou a vacina da meningite pode pegar?

Para crianças e adolescentes vacinados, não tem nada a ser feito, não precisa nenhuma dose extra. Adultos e idosos que quiserem fazer a vacina podem fazer, não há contraindicação. O risco (de meningite) para eles é baixo, mas a doença é grave. O adulto de hoje que foi vacinado na infância não tem proteção.

Qual os primeiros sinais de meningite?

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Como saber se estou com meningite bacteriana?

Sintomas da meningite bacteriana

  1. Febre alta;
  2. Dor de cabeça intensa;
  3. Vômitos;
  4. Irritabilidade;
  5. Manchas avermelhadas na pele;
  6. Confusão mental;

Quanto tempo dura a meningite bacteriana?

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.