Como acessar o pro consumidor?

Como entrar com uma reclamação no Procon?

O Procon-AP conta com atendimento por telefone e e-mail para denúncias e reclamações. O telefone é (96) 3312-1021 e o e-mail, atendimento@procon.ap.gov.br.

Qual o site do Portal do consumidor?

O cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br.

Como faço para procurar meus direitos de consumidor?

Serviço de atendimento e orientações gerais sobre os direitos e deveres dos consumidores nas relações de consumo. Pelo telefone 151 o que posso fazer? * O atendimento através do número 151 já foi retomado, após interrupção durante o período de pandemia de Covid-19; mas, ainda acontece de forma gradual.

Como funciona o pro consumidor?

COMO FUNCIONA O PROCON? Na recepção é feita uma triagem para se certificar de que a reclamação configura uma relação de consumo, sendo positivo, o próximo passo é receber uma senha e aguardar atendimento.

Como abrir um processo no Procon pela internet?

As reclamações na internet são centralizadas no site www.consumidor.gov.br, do Governo Federal.

Como faço para fazer uma reclamação?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.

Como registrar reclamação no Portal do consumidor?

Como reclamar no Consumidor.gov.br

  1. Visite o site Consumidor.gov.br ou baixe a versão Android;
  2. Verifique se a empresa contra a qual deseja reclamar está cadastrada no sistema;
  3. Registre sua reclamação no site (manifestação da empresa em até 10 dias);

Quais são os três direitos básicos do consumidor?

Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde. Opção entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos. Conhecimento de dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para uma decisão consciente.

Qual melhor órgão de Defesa do Consumidor?

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor. Dentro desta estrutura, o Procon é o primeiro instrumento que o consumidor procura para reclamar questões de consumo.

Quanto tempo para entrar com ação consumidor?

Prazo para ação do consumidor diante de vício oculto é de 30 dias.

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor

  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. …
  • Direito à informação. …
  • Direito à ser ouvido. …
  • Direito à indenização. …
  • Direito à educação para o consumo. …
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Como faço para processar uma loja?

Reclamação via Procon ou órgãos de defesa do consumidor

Reclamação junto aos Procons e no site consumidor.gov.br: ambos os canais são oficiais e têm acompanhamento do Poder Público. Os Procons atuam de forma mais regionalizada, diretamente no âmbito dos municípios, e o consumidor.gov em esfera federal.

Como falar com um atendente do Procon?

No entanto, é importante saber que se sua intenção é tirar dúvidas ou registrar uma reclamação contra uma empresa, neste caso, os links abaixo direcionam para os diferentes canais que atendem o consumidor: Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital) Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)

Quando o consumidor deve procurar o Procon?

Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança. Propaganda e venda enganosa. Não recebimento do comprovante de pagamento. Problemas com compras a prazo, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios etc.

Quais são os 7 direitos do consumidor mais requisitados?

Quais são os direitos do consumidor?

  1. Informações a respeito do produto. …
  2. Informações a respeito da empresa. …
  3. Arrependimento em até sete dias. …
  4. Devolução e troca. …
  5. Garantia. …
  6. Cumprimento da oferta. …
  7. Atendimento de qualidade. …
  8. Segurança no pagamento e nos dados.

Quando o cliente tem direito a reembolso?

Isso significa que o consumidor pode receber de volta o dinheiro pago por um produto ou serviço quando há um problema de consumo, como produto com defeito, descumprimento da oferta, entre outros. Todas essas situações são previstas pelo CDC, que é o guia com todas as diretrizes sobre as relações de consumo.

Quais os problemas que o Procon resolve?

Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança. Propaganda e venda enganosa. Não recebimento do comprovante de pagamento. Problemas com compras a prazo, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios etc.

Quando o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta?

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro

Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.