Como a bronquiolite se manifesta?

Como desconfiar de bronquiolite?

"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.

Como saber se a bronquiolite está atacada?

A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelado, e secreção nos olhos.

O que leva a ter bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. ​É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.

Quais são as fases da bronquiolite?

A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.

Qual exame é feito para descobrir a bronquiolite?

O exame mais indicado para essa finalidade é a radiografia de tórax, que evidencia o excesso de ar nos pulmões, além de outras doenças.

Como é o chiado de bronquiolite?

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Como tratar a bronquiolite infantil?

Normalmente, o tratamento da bronquiolite pode ser feito em casa. Inalações com soro e medicamentos anticongestionantes tendem a fazer o muco se desgrudar das vias aéreas, melhorando a respiração — tudo, claro, tem de ser prescrito pelo médico. Nem pense em adotar antibióticos por conta própria.

Qual a diferença entre gripe e bronquiolite?

⭕️ Conhece a diferença entre esses dois? Gripe: doença que atinge as vias aéreas. 🤧 Bronquiolite: atinge especialmente o pulmão.

Qual exame para detectar bronquiolite?

O exame mais indicado para essa finalidade é a radiografia de tórax, que evidencia o excesso de ar nos pulmões, além de outras doenças.

O que ajuda a curar a bronquiolite?

Tratamento hospitalar da bronquiolite

Embora não sejam utilizados amplamente para a bronquiolite, o médico pode indicar broncodilatadores para aliviar os sibilos e facilitar a respiração. Ele também pode administrar ativos para controlar a inflamação e aliviar os sintomas.

Como curar bronquiolite rápido?

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

Quando internar por bronquiolite?

"O que mais nos preocupa nos sintomas é quando ela fica muito ofegante, não consegue mamar e tem dificuldade de respirar. Esse é um dos motivos em que indicamos a internação.

Como é o chiado da bronquiolite?

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Como a gripe vira bronquiolite?

Na maioria das vezes, a bronquiolite é desencadeada através do contato com o vírus sincicial respiratório (vírus responsável por grande parte dos casos de infecção do trato respiratório inferior em bebês). Porém, o vírus não é o único responsável por infeccionar essa estrutura.

Como e catarro de bronquiolite?

A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelada, e secreção nos olhos.

Qual o xarope para bronquiolite?

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

Quando devo me preocupar com a bronquiolite?

Ligue para o médico se: O estômago ou as costelas do seu filho parecerem estar sofrendo colapso. As narinas se expandirem (ficarem mais largas) durante a respiração.

Qual o xarope é bom para bronquiolite?

O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.