Como assinar um documento digitalmente pelo Autentique?

Como assinar digitalmente um documento Autentique?

Para assinar um documento digitalmente é muito fácil: basta criar sua conta em autentique.com.br, verificar seu e-mail e pronto! Você já poderá inserir um documento para ser assinado, preencher o e-mail dos destinatários e enviá-lo sem burocracia!
Em cache

Tem como autenticar assinatura online?

Atualmente, já é possível realizar o reconhecimento de firma online. A plataforma disponibilizada permite que a pessoa digitalize o documento para o tabelionato e assine eletronicamente.

O que significa Autentique?

O que é o Autentique? O Autentique é uma plataforma de assinatura de documentos em forma digital. Você pode criar um documento eletronicamente e assiná-lo, ou indicar as pessoas que deverão fazer a assinatura. O Autentique, então, realizará a coleta das assinaturas automaticamente.

O que é preciso para assinar digitalmente?

Para ser válida, a assinatura digital deve conter algumas informações muito importantes, como:

  1. Nome do signatário;
  2. QR Code;
  3. Número do hash do documento;
  4. Código para verificação;
  5. Carimbo de tempo com data e hora da assinatura do documento (em alguns casos).

Precisa autenticar documento com assinatura digital?

Não é preciso fazer o reconhecimento de assinatura digital em cartório, por exemplo. Além de segurança e validade jurídica na assinatura, essas plataformas apresentam recursos adicionais para a gestão de documentos da sua empresa e podem ter integração a outras tecnologias.

Como confirmar se uma assinatura digital é válida?

O único procedimento correto para validar uma assinatura digital é através do Verificador de Conformidade do ITI Brasil, disponível em https://verificador.iti.gov.br.

O que é uma assinatura autêntica?

Autenticar assinatura é o ato de atestar que uma assinatura foi feita por uma determinada pessoa, ou que se assemelha graficamente ao modelo de assinatura presente na ficha de firma. A autenticação de assinaturas é feita no cartório, por meio do procedimento de reconhecimento de firma.

O que é autenticado digitalmente?

A autenticação digital é um processo que permite verificar a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico utilizando certificados digitais. Os certificados digitais são emitidos por Autoridades Certificadoras (ACs) e funcionam como uma espécie de identidade eletrônica para o emissor do documento.

Qual a diferença de assinatura eletrônica e assinatura digital?

Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica? De acordo com a Lei nº 14.603/2020, a assinatura eletrônica é qualquer tipo de validação de documentos por meios eletrônicos. Quando a validação ocorre por meio de certificados digitais, temos as assinaturas digitais.

Que tipo de assinatura digital é válida?

No Brasil as assinaturas eletrônicas são válidas e reconhecidas legalmente. A Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020, dispõe sobre as regras para uso das assinaturas eletrônicas nas interações entre pessoas e instituições privadas com os entes públicos e entre os próprios órgãos e entidades públicas.

O que é assinatura digital autenticada?

A assinatura digital é autenticada por meio de criptografia. Esse processo é validado com o Certificado Digital. Um documento único e intransferível, gerado a partir de dados pessoais de seu portador. Apenas com o uso do Certificado, a assinatura digital pode ser concluída.

Como funciona a autenticação digital?

A autenticação digital é o processo online pelo qual se consegue provar que uma pessoa é ela mesma, ainda que não haja a presença física dela para isso. Isso é muito importante para evitar fraudes, golpes e invasões de contas e sistemas.

O que é necessário para autenticar uma assinatura?

No reconhecimento de firma por verdadeiro, o signatário deve obrigatoriamente comparecer no Cartório de Notas e assinar o documento na presença do funcionário do cartório. Além disso, também deve ser assinado um termo em um livro de comparecimento, para confirmar a sua presença no cartório.

Como assinar por autenticidade?

Já no reconhecimento de firma por autenticidade, a pessoa comprova sua identidade perante o Tabelião e, diante dele, assina o documento onde quer ver reconhecida sua firma. No reconhecimento de firma por autenticidade, é indispensável que o signatário esteja pessoalmente na presença Tabelião.

Como faz para autenticar uma assinatura?

Para isso o interessado deve comparecer no Cartório de Notas com o documento original e solicitar a cópia autenticada. Uma cópia é providenciada e após a conferência com o original, o escrevente utiliza um selo de autenticidade, além de carimbá-la e assiná-la.

Como fazer para autenticar um documento em PDF?

Para realizar este serviço, o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autentificado for físico, é preciso levar o impresso ao cartório para que seja digitalizado e autenticado.

Como autenticar um PDF?

ETAPA 1: Abra o documento no adobe reader e clique em painel de assinaturas. ETAPA 2: Clique no símbolo de “+” à esquerda para revelar as propriedades da assinatura digital. ETAPA 3: Clique com o outro botão do mouse e selecione a opção “Validar Assinatura”.

O que torna uma assinatura digital válida?

Para que seja considerada válida, basta que sua autenticidade seja garantida – ou seja, que não exista dúvida quanto ao fato de que a assinatura não foi forjada ou adulterada. Outro código que traz uma previsão sobre a assinatura eletrônica é o Código de Processo Civil, ou CPC.