Como calcular o NC?

Como se calcula NC?

NC = ton/ha

  1. NC: Necessidade de calagem em toneladas por hectare;
  2. V1: saturação por bases inical do solo;
  3. V2: saturação por bases desejada em função da cultura de interesse que que, no caso de um sistema de rotação de culturas, pode ser a espécie mais exigente ou a mais rentável;

Em cache

O que é NC do solo?

NC = necessidade de calcário (t ha-1). f = 100/PRNT do calcário (poder relativo de neutralização total). Deve-se ressaltar que os solos arenosos têm, em geral, uso agrícola limitado por apresentarem baixa CTC, baixa capacidade de retenção de água e maior suscetibilidade à erosão.

Qual é a fórmula da necessidade de calcário?

t = CTC efetiva (SB + Al); X = Teor mínimo de Ca + Mg : tabelado, sendo que para forrageiras tropicais é de 1 a 2; Ca2+ + Mg2+ = Teores trocáveis de Ca e Mg, em cmolc dm-3; PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário).
Em cache

Qual CTC usar no cálculo de calagem?

t = CTC efetiva (SB + Al); X = Teor mínimo de Ca + Mg : tabelado dependendo da cultura. Ca2+ + Mg2+ = teores trocáveis de Ca e Mg, em cmolc dm-3. Este método é indicado principalmente para áreas com CTC baixa < 5 cmolc dm-3, que podem apresentar problemas com toxidade de alumínio.
Em cache

Como calcular média N?

Média Essa é a média aritmética e é calculada adicionando um grupo de números e dividindo pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5. Mediana O número intermediário de um grupo de números.

Como calcular a CTC total?

CTC efetiva = SB + AI

É a soma de bases (SB), como magnésio, cálcio, potássio e sódio, com o alumínio. Geralmente, é utilizada para calcular a retenção de cátions e descobrir se o solo é ácrico ou não ácrico.

Como calcular V% do solo?

V (%) = (SB x 100) / T

Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade.

Como fazer o cálculo de adubação?

Por exemplo, ao adubarmos uma cultura que necessite, por hectare, de 30 kg de nitrogênio (N), 90 kg de fósforo (P2O5) e 60 kg de potássio (K2O), faremos o seguinte cálculo: Dividir os 3 números pelo menor, sendo: 30/30 – 90/30 – 60/30, resultando em 1 – 3 – 2.

Como calcular cálcio na CTC?

Por exemplo, a saturação de cálcio é o seu teor dividido pela CTC total e multiplicado por 100, ou seja: Ca% = Ca ÷ CTC x 100.

Como fazer cálculo de CTC?

CTC efetiva = SB + AI

É a soma de bases (SB), como magnésio, cálcio, potássio e sódio, com o alumínio. Geralmente, é utilizada para calcular a retenção de cátions e descobrir se o solo é ácrico ou não ácrico. Identifica se o solo tem baixa CTC efetiva ou média-alta CTC efetiva.

Qual é a CTC ideal do solo?

Basicamente, a nível de manejo a CTC do solo geralmente pode ser medida em CTC pH 7,0; CTC efetiva e CTC calculada. A CTC pH 7,0 indica a quantidade total de cargas negativas que o solo poderia apresentar se o seu pH fosse 7,0. A CTC efetiva indica a quantidade de cargas negativas ocupadas com os cátions trocáveis.

Como usar a fórmula média?

Para utilizar a fórmula MÉDIASE no Excel, basta escrever =MÉDIASE, que o próprio Excel já irá mostrar a descrição da função e em seguida colocar o parêntese ou apertar a tecla TAB para selecionar a função. Essa função nos pede três argumentos, sendo eles: intervalo, critérios e intervalo média.

Como calcular a média simples?

A média aritmética simples é a soma de todos os elementos dividida pela quantidade deles; já a média aritmética ponderada é a soma do produto de cada elemento pelo seu peso, dividida pela soma dos pesos. Calcular a média dá-nos um valor central que representa todo aquele conjunto.

Qual a CTC ideal?

De modo geral, os referenciais para a CTC são: CTC baixa: < 50 mmolc dm-3. CTC média: 50 – 100 mmolc dm-3. CTC alta: > 100 mmolc dm-3.

Como funciona a CTC?

Como funciona a CTC

A atração funciona com base no princípio da Lei de Coulomb, a qual enuncia que partículas com a mesma carga se repelem e partículas com cargas opostas se atraem. Já que a CTC mede a quantidade de cargas negativas presentes no solo, elas vão atrair cargas opostas a elas, os cátions.

Como calcular K na CTC?

Quanto Adicionar de K para Saturar a CTC do Solo

  1. Primeiro Passo:
  2. T = K+Ca+Mg+(H+Al) expressa esta CTC em cmolc/dm³.
  3. T ou CTC a pH 7.0 = 6,19 cmolc/dm³
  4. Segundo Passo:
  5. X = 4,02 cmolc/dm³
  6. Terceiro Passo:
  7. X = 0,201 cmolc K/dm³
  8. Quarto Passo:

Como fazer o cálculo do NPK?

Cálculo da fórmula NPK

  1. Dividir os 3 números pelo menor, sendo: 30/30 – 90/30 – 60/30, resultando em 1 – 3 – 2.
  2. Procurando por adubos que contenham a proporção 1 – 3 – 2, iremos encontrar as fórmulas 8 – 24 – 16, 6 – 18 – 12 e 5 – 15 – 10, dessa forma avaliamos qual tem o melhor custo-benefício.

Como fazer o cálculo de NPK?

Você deve dividir a dose recomendada pelo nutriente em menor quantidade para determinar a proporção entre eles. Dessa maneira, uma formulação adequada deve obedecer esta relação de 2,5/1,0. Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem.