Como calcular frequência Alélica e genotípica?

Como calcular o número de genótipos?

  1. Número de gametas do indivíduo 1: 24 = 16.
  2. Número de gametas do indivíduo 2: 22 = 4.
  3. Número total de combinações genotípicas: 16 x 4 = 64.
  4. Assim, temos 64 combinações genotípicas para um indivíduo resultante do cruzamento dos dois indivíduos em questão.

O que é frequência de alelos?

Frequência alélica é a frequência relativa de um alelo de um locus numa população. Normalmente expressa-se como uma proporção ou uma percentagem. Em genética populacional, frequências alélicas são usadas para descrever a diversidade genética ao nível do indivíduo, população ou espécie.

Como fazer o cálculo de Hardy-Weinberg?

A equação diz: A frequência de alelos paralelo dominante ao quadrado (P²) mais 2 vezes a frequência do alelo dominante (2P) vezes a frequência do alelo recessivo (q) mais a frequência do alelo recessivo ao quadrado (q²) é igual a 1.

O que determina as frequências alélicas no equilíbrio mutacional?

Para se determinar as frequências alélicas numa população, para apenas um gene, com dois alelos, deve-se primeiro entender da interação que ocorre entre esses dois alelos. Primeiro, se ocorrer dominância de um alelo sobre outro o cálculo deve iniciar pelo grupo de indivíduos que se conhece o genótipo pelo fenótipo.
Em cacheSemelhantes

Como fazer para saber o genótipo e fenótipo?

O fenótipo pode ser expressado através do cálculo F = G + A, que é interpretado da seguinte forma: fenótipo é igual a genótipo somado às influências do ambiente. Pode-se também usar como sinônimo de fenótipo a palavra característica ou caracter. Um exemplo é o fenótipo produção de melatonina.

Como saber o genótipo e fenótipo?

O fenótipo representa as características físicas, como, por exemplo, cor dos olhos, altura, tipo sanguíneo, etc. Já o genótipo se relaciona aos genes, ou seja, ao código genético recebido dos pais. Esses conceitos foram criados no início do século XX, pelo pesquisador dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen (1857-1927).

Como calcular a frequência Alelica?

Para encontrar as frequências alélicas, nós olhamos novamente o genótipo de cada indivíduo, contamos o número de cópias de cada alelo e dividimos pelo número total de cópias do gene.

Qual é a frequência do alelo dominante?

Como o alelo dominante apresenta a frequência de 0,8 e p +q =1, a frequência do alelo recessivo (q) é 0,2.

Como funciona o método de Hardy-Weinberg?

De acordo com Hardy e Weinberg, uma população que não está evoluindo apresenta, de uma geração para outra, frequência dos alelos e genótipos constante. Nesses casos, nos quais se observa apenas a recombinação de acordo com as leis de Mendel, dizemos que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg.

O que diz a Lei de Hardy-Weinberg?

Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, quando não há nenhum fator evolutivo atuando em uma população, a frequência dos alelos e dos genótipos permanece constante.

O que diz a lei de Hardy-Weinberg?

O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza.

Como calcular número de fenótipos?

A quantidade de fenótipos segue esta expressão: número de alelos + 1. Exemplo: Se houver 4 alelos envolvidos, originam-se 5 fenótipos; Se houver 6 alelos, originam-se 7 fenótipos.

Como saber se eu sou Aa ou AA?

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

Como saber seu fenótipo?

Fenótipo = Genótipo + Ambiente

Um bom exemplo são os grupos sanguíneos. Cada tipo de sangue é determinado por um genótipo diferente, entretanto, não conseguimos observar que tipo sanguíneo uma pessoa tem sem o uso de técnicas especiais. ATENÇÃO: Diferentes genótipos podem dar origem ao mesmo fenótipo.

O que determina um genótipo?

Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo. O genótipo se refere à constituição genética de um indivíduo.

O que são formas Alelicas?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).

O que é variação Alelica?

Variantes alélicas é um termo da Biologia ou da Genética que estuda as variações dos gens entre uma determinada população, o que envolve frequência alélica, ou seja, a variação genética entre os genes de um indívíduo em relação a outro ou de uma população em relação a outra.

Como calcular a frequência de heterozigotos?

Tendo os valores das freqüências gênicas p e q, é fácil calcular a freqüência de heterozigotos para o alelo do albinismo. Pela Teoria de Hardy-Weinberg, sabemos que a freqüência de heterozigotos é igual a 2pq, então, 2pq = 2 x 0,993 x 0,007 = 0,013902 ou aproximadamente 1,4% (1 em 71 pessoas).