Quando usar MTA?

Para que serve o MTA?

O Agregado de Trióxido Mineral (MTA) foi desenvolvido com a finalidade de selar perfurações dentárias que ocorrem acidentalmente. A obturação retrógrada consiste no tratamento de lesões perirradiculares que visa solucionar complicações decorrentes do tratamento endodôntico mal sucedido.

Como usar o MTA no dente?

Graças à selagem eficaz que é conseguida com a colocação do MTA, este pode utilizar-se como material de barreira coronária, evitando a penetração de bactérias e corantes. Deve aplicar-se depois da obturação do canal e antes do branqueamento interno.

Qual a principal vantagem do MTA em relação ao hidróxido de cálcio?

Apesar de apresentar similaridades químicas e biológicas em re- lação aos compostos à base de Hidróxido de Cálcio, o MTA oferece algumas vantagens como a formação de uma camada que apresenta maior resistência mecânica, maior potencial selador da cavidade e baixa solubilidade ao meio bucal (PEREIRA et al, 2014).
Em cache

Quais são as principais características do MTA?

Os diversos trabalhos relatam propriedades do MTA como biocompatibilidade, adaptação marginal, radiopacidade e indução de formação de tecido mineralizado, que permitem o seu uso na clínica, passando a ser um material promissor nos casos em que almejamos manter a vitalidade pulpar.
Em cache

Quais as indicações do cimento MTA?

Quais as indicações do MTA? – Tratamento de perfurações radiculares e de furca. – Selador de reabsorções internas e internas comunicantes. – Retrobturador em cirurgias parendodônticas.

Qual o mecanismo de ação do MTA?

Já em relação ao mecanismo de ação, o efeito do MTA induz a uma camada de estruturas cristalinas, sua formação. Acontece que esse efeito vem em decorrência de uma reação do óxido de cálcio com os fluidos teciduais e do hidróxido de cálcio, que reage com o CO2 da corrente sanguínea, formando carbonato de cálcio.

Quando usar EDTA Na endodontia?

Ele é indicado para facilitar a instrumentação endodôntica, especialmente dos condutos atresiados e para melhorar a qualidade da cimentação de núcleos, atuando na remoção da smear layer do interior dos condutos preparados. Além disso, é um produto efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.

O que usar em exposição pulpar?

O hidróxido de cálcio é o material de proteção pulpar mais aceito na prática clínica odontológica, pois, apresenta baixo custo, possui biocompatibilidade, propriedades como a ação antimicrobiana eliminando a irritação pulpar, estimula a formação de dentina esclerosada/reparadora(1,2,3,4) e protege a polpa contra os …

Qual é o objetivo da comparação entre o MTA e o cimento?

O MTA demonstrou ser um material mais favorável ao processo de cura, em estudos comparativos com amálgama, quando utilizado como cimento retro-obturador, devido a vários fatores, como a capacidade de vedação, biocompatibilidade ou pH alcalino 6.

Qual a composição do MTA?

Resumo. O Agregado Trióxido Mineral é um cimento cuja composição envolve os elementos silicato tricálcico, aluminato tricálcico, óxido de silicato, óxido de bismuto e ainda pequenas quantidades de outros óxidos que modificam as propriedades químicas e físicas.

Quando usar Otosporin na endodontia?

Está indicada como curativo de demora em casos de sobreinstrumentação e de periodontite apical aguda de etiologia traumática ou química (RUIZ et al. 2002). Otosporin reduz a vasodilatação, diminui a exsudação de líquido, e também apresenta uma ação direta vasoconstritora sobre os vasos sanguíneos pequenos (SILVA et al.

O que o EDTA faz no canal?

O emprego do EDTA a 17 % como solução auxiliar apresenta desempenho satisfatório na função de desinfecção do sistema de canais radiculares.

Quando usar o Hidroxido de cálcio PA?

Hidróxido de Cálcio P.A. é um dos materiais mais aceitos atualmente para induzir a formação da dentina reparadora, apresentando propriedades imprescindíveis para materiais que atuam em procedimentos sobre a dentina.

Quando fazer Proteção pulpar?

É utilizado quando a polpa está visivelmente exposta devido à cárie, a ações mecânicas ou traumáticas.

Quando se usa o formocresol?

Normalmente o formocresol é usado como medi- cação de escolha em pulpotomias, ou seja, o trata- mento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie. A ação bactericida do formocresol se dá junto aos microrganismos presentes nos ca- nais radiculares (Leonardo et al.,9 1998).

Quando usar Tricresol ou formocresol?

Caso de necrose pulpar

Se o canal não estiver totalmente instrumentado recomenda-se dar preferência pela escolha do medicamento Formocresol do que o Tricresol Formalina, pois ele é menos tóxico e tem menor concentração de Formaldeído.

Quando devemos utilizar o EDTA?

O EDTA é um composto químico que é utilizado desde a década de 1950 na medicina, convencionalmente para tratar intoxicação aguda por chumbo. O EDTA é também utilizado amplamente na indústria cosmética e alimentícia como conservante e tem afinidade com outros metais pesados.

Quando usar EDTA em Endodontia?

Ele é indicado para facilitar a instrumentação endodôntica, especialmente dos condutos atresiados e para melhorar a qualidade da cimentação de núcleos, atuando na remoção da smear layer do interior dos condutos preparados. Além disso, é um produto efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.