Quando usar nem um pouco?

O que significa a palavra nem um pouco?

Usa-se “ nem um pouco” também como advérbio, como uma palavra só, no sentido de “minimamente”, “de nenhum jeito”, “ em nenhum sentido” (“para nada” em espanhol, ou “ not in the least” em inglês): “Sua explicação não me agradou nem um pouco”, “Não se sentiu nem um pouco comovida”.

Como é que se escreve nem um pouco?

A grafia correta de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa é "nem um pouco". "Nenhum" já leva a ideia de nada/vazio e se juntar com "um pouco", está se gerando uma redundância na escrita e no sentido, o que é incorreto de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

Quando se usa o Nem?

Significado de Nem

conjunção E não; também não: não veio nem avisou. advérbio Não; modo de expressar negação, recusa: nem me fale nisso.Ao menos; pelo menos; sequer: não apareceu nem para pagar.

Qual é a diferença entre nenhum e nem um?

São termos sinônimos, mas reforçam ideias ligeiramente diferentes. Assim, podemos dizer que: o pronome “nenhum”, escrito junto, indica a ideia de inexistência; a expressão “nem um”, escrita separada, reforça a negação do numeral “um”, ou seja, que não há “nem mesmo um”.
Em cache

É nenhum pouco ou nem um pouco?

Use nem um(a), dessa forma, separado, quando tiver o mesmo sentido de “nem um sequer”, “nem uma única”, “nem um único”, “nem um só”, “nem uma sequer”. E use nenhum (a), junto, quando puder substituir o termo por seu antônimo: algum (a) ou por “ninguém” e “nada”.

O que substitui nem?

1 sequer, não, nem ao menos, nem sequer, pelo menos. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Indica conexão e ligação: 2 e não, e ninguém, e nunca, e sem, também não.

Como substituir a palavra nem?

E, nem, não só, mas também. Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.

O que pode substituir um pouco?

1 alguma coisa, algo, um tanto, um bocado, um pedaço, qualquer coisa, algum tanto. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Não totalmente: 2 levemente, ligeiramente, vagamente, moderadamente, mais ou menos, parcialmente, quase.

É errado dizer muito pouco?

'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?

O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.

Qual advérbio de Nem?

Neste caso o NEM está modificando o advérbio sempre conclusão: a palavra NEM é advérbio de negação e não conjunção aditiva ou alternativa.

Foi-nos é correto?

A forma [foi-nos]pode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Qual é a conjunção de Nem?

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

É correto afirmar muito pouco?

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”.

É correto falar tão pouco?

► Tão pouco:

Formada pelo advérbio “tão” e pelo pronome indefinido ou advérbio de intensidade “pouco”, a expressão tão pouco pode ser substituída por expressões como “pequeno”, “muito pouco” ou “pouca coisa”. Como advérbio, “pouco” modifica um verbo e não varia. Veja os exemplos: Estudamos tão pouco hoje!

Como substituir a palavra pouco?

Em pequena quantidade: 1 insuficiente, escassa, moderada, parca, limitada, pequena, minguada, acanhada, magra.

Foram gastos ou foi gasto?

“Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.

Fez-me ou me fez lembrar?

No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».

Como substituir a conjunção nem?

seja, nem… nem. Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).