Como denunciar propaganda enganosa no Procon?

Como denunciar propaganda enganosa Procon?

Caso não tenha a questão resolvida, ou seja, algo que não consiga encontrar de forma imediata ou fácil no ofertante, anunciante daquela publicidade, o consumidor pode e deve fotografar o anúncio, a oferta em que trazia a informação falsa ou abusiva e registrar uma denúncia junto ao Procon ou na plataforma do Consumidor
Em cache

Tem como processar uma pessoa por propaganda enganosa?

Desta forma, é possível processar um fornecedor por propaganda enganosa se a publicidade da mercadoria adquirida não estiver de acordo com a realidade do que foi entregue, se os contatos iniciais com a empresa não sanarem os problemas do consumidor e se o produto tiver causado algum dano à pessoa que o adquiriu.

Onde eu denunciar propaganda enganosa?

Para reclamações, direito individual, pode-se utilizar o Consumidor.gov.br, que é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
Em cache

Como denunciar um estabelecimento para o Procon?

Veja abaixo como abrir uma reclamação ou denunciar alguma empresa.

  1. Em todos os estados, também é possível reclamar pelo telefone 151. …
  2. O Procon-AC oferece quatro formas de serviço ao consumidor: presencial, por telefone, por e-mail e online. …
  3. Para o atendimento presencial, deve ser feito um agendamento pelo SAC Digital.

O que fazer quando o vendedor engana o cliente?

“Se aconteceu e tiver como comprovar, pode fazer uma queixa-crime, vulgarmente conhecido como Boletim de Ocorrência e processar criminalmente”.

Qual lei protege o consumidor enganado?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Quem responde pela propaganda enganosa?

Nesse sentido: "O anunciante, como já dito, é responsável, no plano cível, objetivamente pela publicidade enganosa e abusiva, assim como cumprimento do princípio da vinculação da mensagem publicitária.

O que acontece com uma empresa denunciada no Procon?

Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).

O que acontece quando se abre uma reclamação no Procon?

O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é …

Quando o consumidor é enganado?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

É crime enganar o consumidor?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa. § 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.

Quais são os tipos de propaganda enganosa?

De onde vem as informações do Jusbrasil?

  • Publicidade enganosa comissiva – é publicidade que induz o consumidor em erro. …
  • Publicidade enganosa omissiva – é a publicidade que induz o consumidor em erro por falta de informação.

Qual é o valor da multa do Procon?

O Código de defesa do Consumidor, no parágrafo único do art. 57, determina que a multa não pode ser inferior a duzentas Ufir, podendo chegar a três milhões de Ufir.

Quanto tempo demora para resolver um problema no Procon?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação. Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.

Quanto tempo leva para o Procon resolve um problema?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Quanto tempo demora para o Procon resolver um problema?

Prazo. A empresa tem até 10 dias para analisar e responder à reclamação. A partir de então, o consumidor tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

O que diz o Código do consumidor sobre propaganda enganosa?

Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.

O que é propaganda enganosa exemplos?

É a publicidade que incita o consumidor ao erro. Por exemplo: uma empresa fabricante de celulares anuncia seu produto como sendo a prova de água, e quando o consumidor deixa o produto na umidade, o aparelho deixa de funcionar.