Como cuidar de asplenium Antiquum?

Como cuidar da planta asplenium Antiquum?

Regue o asplênio de 3 a 4 vezes por semana. O solo da planta precisa estar sempre úmido, por isso é preciso irrigá-lo na medida certa e nunca encharcá-lo. Como dica, use fibra de coco no substrato do vaso, pois isso ajuda na retenção de umidade e drenagem.
Em cache

Como cuidar da planta asplenium?

Seu solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Pode ser irrigado diretamente na terra e aceita bem borrifadas de água nas folhas. Entretanto, é necessário evitar molhar a planta por cima e no centro (na parte escura), porque o acúmulo água pode colaborar para o apodrecimento da planta.
Em cache

Como recuperar a planta asplenium?

Jamais corte as folhas do seu asplênio! Procure colocá-lo em local com mais luz e com menos vento. A umidade ambiental pode ser elevada fazendo-se uma ou mais pulverizações de água por dia. Assim que ele estiver adaptado ao novo local (emitindo folhas novas), inicie uma adubação própria para samambaias.

Como Adubar o asplênio?

Você também pode adubar seu Asplênio com um fertilizante balanceado do tipo NPK 10-10-10 conforme as instruções do fabricante. Se preferir uma adubação orgânica, o que inclusive vai ajudar a melhorar a qualidade do substrato, use Húmus de Minhoca e farinha de casca de ovo.
Em cache

Porque as folhas do asplenium ficam amarelas?

Você percebe que o problema do amarelamento é causado por água em excesso quando o cabo da folha se solta e, às vezes, tem a pontinha que estava conectada à planta com uma cor amarronzada. Dá uma maneirada na água e regue somente depois de testar o substrato com o dedômetro.

Qual o significado da planta asplênio?

Essa planta é também conhecida pelos nomes "ninho-de-passarinho" ou "aplênio-ninho-de-ave" devido ao seu formato. Ela é conhecida por ter a simbologia de absorver energias ruins do ambiente.

Como cuidar de peperomia em apartamento?

A peperomia prefere locais de meia-sombra, que sejam bem iluminados. Evite colocá-la em espaços que recebem luz solar direta, pois, nestas condições, perdem a coloração das folhas. As regas variam de uma a duas vezes por semana, dependendo das condições climáticas da região.

Porque as plantas ficam com as pontas das folhas queimadas?

Regas em Excesso

Outro grande vilão, que assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem.

Como fazer a planta voltar a viver?

Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. …
  2. Alimente-as melhor. …
  3. Com sol, mas nem tanto. …
  4. Não exagere na água. …
  5. Crie o efeito de uma estufa. …
  6. Elimine as pragas.

Como tirar mudas do asplênio?

Para quem quer fazer mudas da planta, o mais indicado é através da separação das touceiras da planta mãe. Para isso, basta retirar a planta do vaso e separar em várias mudas menores. "O Asplênio não produz sementes.

Como recuperar folhas amarelas?

Adube a terra. A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.

Qual o melhor lugar para deixar a peperômia?

A peperomia prefere locais de meia-sombra, que sejam bem iluminados. Evite colocá-la em espaços que recebem luz solar direta, pois, nestas condições, perdem a coloração das folhas. As regas variam de uma a duas vezes por semana, dependendo das condições climáticas da região.

Como deixar a peperômia bonita?

Então, borrife suas folhas com água para mantê-las saudáveis e bonitas. Para que mantenham o formato de suas folhas e do caule, é preciso fornecer bastante luz filtrada para a Peperomia obtusifolia. Caso contrário, a planta pode ficar estiolada, o que significa que irá crescer de forma mais alongada em busca da luz.

Pode cortar as pontas queimadas da planta?

Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.

O que fazer para as plantas ficarem verdes?

Use água para deixar as folhagens verdes

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Como saber se a planta está com excesso de água?

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

Como saber se a planta está morrendo?

"Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um 'liquidozinho', aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu", ensina Eliana.

Para que serve a planta asplênio?

Planta Asplênio: principais características

Com as folhas dispostas em formato de roseta e de coloração verde claro, a planta é famosa por ter um crescimento mais lento do que demais samambaias. Isso sem contar o seu poder de absorver gás carbônico e transformá-lo em oxigênio, purificando qualquer ambiente.