Quando usar o mais e mais?

Qual é a diferença do MAS É DO MAIS?

Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
Em cache

Qual é a função da palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

O que pode substituir a palavra mas?

Sinônimos de “mas

  • Contudo;
  • Porém;
  • Todavia;
  • Entretanto;
  • Ainda assim;
  • Não obstante.

O que a palavra mas expressa?

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.

Quando usar Mas exemplos?

A palavra “mas” pode ser usada em dois contextos: como conjunção adversativa ou como substantivo. A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição. Veja: Ela não tinha medo, mas era cautelosa.

Foi longe demais ou de mais?

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

Como usar a palavra mas?

► O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Onde se coloca o MAS?

Quando utilizado para indicar oposição, o "mas" é classificado como conjunção adversativa. As conjunções adversativas são responsáveis por estabelecer uma ideia de oposição, contraste, ressalva ou compensação entre dois termos de uma mesma oração ou entre orações.

Pode usar Mas no início da frase?

Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

Qual a classificação de mais?

advérbio de intensidade

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos.

E mais Já Ou Mas já?

A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos". Para criar relação de oposição entre duas orações.

Como explicar o MAS?

MAS: conjunção adversativa

Mas” é classificado, segundo a morfologia, como uma conjunção adversativa, que exprime a ideia de oposição, contrariedade. Ela possui o mesmo valor de “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, dentre outras palavras.

Sou lindo demais ou de mais?

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

É lindo demais ou de mais?

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

É correto falar Mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Quando mas não tem vírgula?

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”.

Quando devo usar Mas Exemplo?

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Estou cansado demais ou de mais?

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.