Home > Saúde

Articulação

Avaliação da participação das prefeituras na implementação dos equipamentos de saúde

Indicador: Participação das prefeituras na implementação

Cobertura: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio

Fontes: Projeto Básico Ambiental (PBA), Relatórios Consolidados de Andamento do PBA e do Atendimento de Condicionantes (Norte Energia), Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, Secretaria Municipal de Saúde de Anapu, Secretaria Municipal de Saúde de Brasil Novo, Secretaria Municipal de Saúde de Senador José Porfírio e Secretaria Municipal de Saúde de Vitória do Xingu

Palavras-chave: articulação institucional, Área de Influência Direta (AID), Município de Senador José Porfírio, Município de Vitória do Xingu, Município de Brasil Novo, Município de Anapu e Município de Altamira

Situação em fevereiro de 2015

Foram realizadas oficinas com as Secretarias Municipais de Saúde em abril de 2011, nas quais se estabeleceram as unidades de saúde que o empreendedor seria responsável pela reforma, ampliação ou construção.

Com mudanças de governo municipal em 2012, a maior parte dos gestores atuais não participou dos processos de definição dos equipamentos de saúde a serem entregues pela Norte Energia. A falta de informação sobre os acordos e pactuações realizados durante as gestões anteriores se mostra ponto de atenção relevante no processo de implementação das obras de saúde. Esse é um fator que dificulta a compreensão sobre como se deu a articulação com as prefeituras.

Foi relatado que a obra estando em andamento, mesmo que solicitado diante de necessidades locais, há pouca possibilidade de ajustes no projeto - especialmente se houver implicações no orçamento da obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver detalhes